Topo

Esse conteúdo é antigo

AM: Wilson Lima testa positivo para covid e é 12º governador infectado

Wilson Lima, governador do Amazonas - Maurilio Rodrigues/Secom
Wilson Lima, governador do Amazonas Imagem: Maurilio Rodrigues/Secom

Do UOL, em São Paulo

13/08/2020 18h02

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou hoje em rede social ter sido diagnosticado com covid-19. Ele divulgou um vídeo em seu perfil no Twitter anunciando estar se sentindo bem e disse que continuará trabalhando de forma remota, cumprindo o isolamento em casa.

"Seguindo a linha direta de diálogo que mantenho com vocês por aqui, comunico que hoje testei positivo para a covid-19. Estou bem e seguirei trabalhando de casa", escreveu ele no Twitter.

Lima é o 12º governador brasileiro a receber o diagnóstico positivo para o novo coronavírus. Além dele, já foram infectados os governadores João Doria (PSDB-SP), Wilson Witzel (PSC-RJ), Antonio Denarium (RR-sem partido), Belivaldo Chagas (PSD-SE), Carlos Moisés (PSL-SC), Eduardo Leite (PSDB-RS), Hélder Barbalho (MDB-PA), Mauro Mendes (DEM-MT), Paulo Câmara (PSC-PE), Renan Filho (MDB-AL), Renato Casagrande (PSB-ES).

No vídeo, ele declarou que seguia o compromisso de "total transparência" ao anunciar o diagnóstico. "Vim aqui comunicar que recebi o resultado do meu exame e deu positivo para covid-19. Estou bem de saúde, mas vou seguir todas as recomendações médicas. A partir de hoje estou em isolamento, inclusive dentro de casa. Vou ficar despachando com meus secretários e mantendo algumas reuniões por videoconferência", declarou.

"Aproveito a oportunidade para repassar e reforçar orientações de profissionais da área de saúde, de usar máscara, álcool em gel, manter distanciamento social, ficar em casa se puder. Enfim, seguir todas as recomendações para evitar a transmissão do coronavírus", finalizou Lima.

Alvo de operação

Lima foi um dos alvos da Operação Sangria, deflagrada ao fim de junho pelo MPF (Ministério Público Federal) e pela PF (Polícia Federal) para apurar fraudes na saúde cometidas no combate à pandemia do novo coronavírus.

A suspeita da investigação é de superfaturamento na compra de respiradores e direcionamento ilegal para empresas contratadas. Lima se disse surpreso em ser alvo da ação e negou envolvimento no esquema.