São Paulo se aproxima dos 30 mil mortos por coronavírus
O estado de São Paulo está perto da marca de 30 mil mortos por causa do novo coronavírus, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde hoje.
Ao todo, o estado registra 29.978 óbitos notificados, um aumento de 34 mortes em relação ao último boletim. Historicamente, aos domingos, os dados têm baixa na notificação.
O número de casos confirmados da doença no estado subiu para 803.404 e 54% dos leitos de UTI (unidades de tratamento intensivo) voltados à covid-19 estão ocupados.
Segundo dados levantados pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, o estado tem, neste domingo (30), uma média de 216 óbitos por dia nos últimos sete dias. Se comparado à variação de 14 dias representa uma queda de 14%, o que indica estabilidade na evolução das mortes.
Estado superou o pior momento, diz governo
Em coletiva na última sexta (28), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), declarou que o estado "superou o melhor momento da pandemia". De acordo o governo, todos os indicadores, como número de casos, óbitos e leitos ocupados, têm apresentado melhora.
"Em relação às novas internações, o número que mostra curva de inflexão. Portanto, temos hoje a possibilidade de dizer que saímos do platô não só no município de São Paulo, mas também no estado", afirmou o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn.
Segundo o governo, 88% do estado está na fase amarela do Plano São Paulo. Na próxima sexta (4), é possível que a primeira região chegue à verde — a Norte da Grande São Paulo. A capital, estima a prefeitura, deve passar de fase entre o fim de setembro e o começo de outubro.
O Plano São Paulo, programa estadual de retomada, prevê cinco fases: a vermelha é a situação mais preocupante em relação à pandemia do novo coronavírus e impõe mais restrições à população; em seguida aparecem a laranja, a amarela, a verde e a azul.
A última fase é para quando o cenário estiver controlado. Ainda não há previsão de nenhuma região chegar a esta fase.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.