São Paulo pode entrar na fase verde até 10 de outubro, diz Covas
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), disse hoje que a expectativa da prefeitura é de que a capital entre na fase verde — a segunda menos restritiva — do plano de reabertura gradual da economia entre os dias 20 de setembro e 10 de outubro.
"Considerando todos os cinco indicadores que o governo leva em consideração para analisar em que fase uma região se encontra, a expectativa é que estejamos com todos podendo ser classificados na fase verde entre os dias 20 de setembro e 10 de outubro", disse em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.
Atualmente, a capital atende a quatro dos cinco critérios utilizados pelo estado para definir a classificação de uma região. O número de novas internações semanais por covid-19 em comparação ao período anterior é o único que impede o avanço.
Um dos indicadores para ir à fase verde é que o número de novos casos nos últimos sete dias dividido pelo número de novos casos dos sete dias anteriores seja igual ou inferior a 1. Segundo Covas, esta meta foi alcançada na capital no final de junho.
"Desde o dia 24 de junho, a cidade tem índices menores do que 1 quando comparados os sete dias em relação aos sete dias anteriores. O que significa que, desde esse período, a gente vem reduzindo a quantidade de novos casos na cidade", afirmou o prefeito.
Esta não é a primeira vez que Covas fala sobre a possibilidade de avanço para a fase verde. Ele já havia indicado que a reclassificação poderia se concretizar até o começo de outubro. Ele, no entanto, ainda não tinha uma data mais específica.
A capital do estado está na fase amarela do plano de reabertura desde o fim de junho. Não houve regressão neste período. Caso siga para a próxima etapa, setores como cinemas e teatros poderão apresentar protocolos sanitários para uma reabertura. Além disso, a capacidade dos estabelecimentos já abertos sobe de 40% para 60%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.