Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Portugal anuncia vacinação gratuita e facultativa em janeiro

Portugal anuncia vacinação contra a covid-19 a partir de janeiro de 2021; serão duas doses, sendo gratuitas e facultativas  - Kai Pfaffenbach
Portugal anuncia vacinação contra a covid-19 a partir de janeiro de 2021; serão duas doses, sendo gratuitas e facultativas Imagem: Kai Pfaffenbach

Do UOL, em São Paulo

03/12/2020 17h50

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa e a ministra da Saúde, Marta Temido, afirmaram que o país irá receber aproximadamente 22 milhões de doses da vacina contra covid-19 a partir de janeiro de 2021. Foi realizado um investimento de 200 milhões de euros para a compra dos insumos. A distribuição será gratuita e facultativa em duas doses.

A primeira fase da vacinação irá abranger pessoas de com 50 ou mais anos que tenham alguma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crônica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração; profissionais de saúde; pessoas internadas em unidades de cuidados continuados e as Forças Armadas e policiais.

A segunda fase irá vacinar pessoas com mais de 65 anos sem nenhuma doença associada, sendo aproximadamente 1,8 milhões de pessoas. Já a terceira fase será direcionada para o resto da população.

A União Europeia tem acordo para receber ao menos seis vacinas, e que devem chegar a Portugal, como Oxford/AstraZeneca, Janssen, Pfizer e Moderna.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado na primeira versão deste texto, a União Europeia não tem acordo para receber a vacina CoronaVac. O texto foi corrigido.