Topo

Covid: Um terço dos britânicos "dificilmente tomará" vacina, diz pesquisa

Covid: Um terço dos britânicos "dificilmente tomará" vacina, diz pesquisa - iStock/FilippoBacci
Covid: Um terço dos britânicos "dificilmente tomará" vacina, diz pesquisa Imagem: iStock/FilippoBacci

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/12/2020 17h24

Um levantamento divulgado pela agência de pesquisa internacional Opinium aponta que mais de um terço da população britânica "dificilmente tomará" a vacina da covid-19 quando ela estiver disponível. O Reino Unido foi a primeira nação a autorizar o uso emergencial da vacina da Pfizer e se prepara para começar a vacinar sua população amanhã.

A possibilidade da imunização apresentar efeitos adversos é a maior preocupação dos britânicos, com 55% da população temendo efeitos colaterais. Em segundo lugar, 48% do grupo respondeu que se preocupa com a segurança da vacina, enquanto 47% teme que ela não seja eficaz.

Apesar da tendência de parte da população de não buscar a imunização, a pesquisa mostra que os britânicos estão mais otimistas em relação à vacina desde que o uso emergencial do imunizante produzido pela Pfizer foi anunciado pelo Governo na última quarta-feira.

No levantamento anterior, 49% dos britânicos acreditavam que a vacina estaria disponível para todos em abril do próximo ano. Na nova pesquisa, 60% dos entrevistados acreditavam ter acesso à imunização até esta mesma data, aumentando consideravelmente o otimismo dos entrevistados.

A população também se mostrou levemente mais aberta ao imunizante. Cerca de 68% das pessoas apontam que "provavelmente" tomarão a vacina caso ela esteja disponível e seja recomendada pelo governo, 1% a mais do que no levantamento anterior.