Topo

Esse conteúdo é antigo

Sírio-Libanês aciona plano de contingência após aumento de pacientes

Hospital Sírio-Libanês pediu para população reforçar cuidados sanitários - Paulo Lopes/Futurapress/Estadão Conteúdo
Hospital Sírio-Libanês pediu para população reforçar cuidados sanitários Imagem: Paulo Lopes/Futurapress/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

08/12/2020 08h51Atualizada em 08/12/2020 12h40

O Hospital Sírio-Libanês acionou nesta semana um plano de contingência, por causa do aumento de pacientes no local, inclusive com suspeita de covid-19. Isso significa que será feita uma readequação de espaços, leitos e equipes, priorizando os casos mais críticos. Cirurgias eletivas e exames estão sendo remarcados.

"Alguns atendimentos podem ter um tempo de espera maior do que o usual até que todos os processos estejam implementados e os remanejamentos sejam finalizados. Já ampliamos a capacidade do nosso hospital em 2020, que hoje tem mais de 500 leitos operacionais. Fazemos uma gestão diária dos nossos leitos, que é dinâmica e precisa ser reavaliada constantemente", informou o hospital em comunicado.

Até os dados divulgados ontem, a ocupação de leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com o novo coronavírus em hospitais públicos e particulares na Grande São Paulo alcançou 63,1%.

O Sírio-Libanês tem informado que não possui uma quantidade limitada de leitos específicos para covid-19. O hospital gerencia a situação da pandemia diariamente e altera a utilização desses 500 leitos de acordo com a demanda.

Para tentar evitar mais dificuldades, o Sírio-Libanês pediu para a população manter os cuidados sanitários.

"Reforçamos a importância de todos seguirem as medidas de prevenção da transmissão da COVID-19, com o uso de máscaras, distanciamento físico e higiene constante das mãos. Não pare de se cuidar. Precisamos da colaboração de todos para que possamos sair juntos dessa pandemia", disse o hospital.

Veja o comunicado do Hospital Sírio-Libanês na íntegra:

O Sírio-Libanês recebeu nas últimas 48 horas um pico de procura de pacientes com e sem COVID-19. Esse aumento acionou o plano de contingência do hospital, por meio do qual é feita a readequação de espaços, leitos e equipes, priorizando os casos mais críticos para atender a demanda de pacientes. Durante esse período de pico de procura, estamos adiando alguns procedimentos e exames e remarcando cirurgias eletivas, enquanto trabalhamos para abrir novos leitos e adequar nossos espaços. Alguns atendimentos podem ter um tempo de espera maior do que o usual até que todos os processos estejam implementados e os remanejamentos sejam finalizados.

Já ampliamos a capacidade do nosso hospital em 2020, que hoje tem mais de 500 leitos operacionais. Fazemos uma gestão diária dos nossos leitos, que é dinâmica e precisa ser reavaliada constantemente. O cenário atual está controlado.

Reforçamos a importância de todos seguirem as medidas de prevenção da transmissão da COVID-19, com o uso de máscaras, distanciamento físico e higiene constante das mãos. Não pare de se cuidar. Precisamos da colaboração de todos para que possamos sair juntos dessa pandemia. #NãoPareDeSeCuidar