Topo

Paes diz que Rio vai seguir o Plano Nacional de Imunização contra covid-19

O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM) - Beth Santos/Divulgação
O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM) Imagem: Beth Santos/Divulgação

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

21/12/2020 13h26

O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), se reuniu na manhã de hoje com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, para tratar da aquisição da vacina produzida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford —o imunizante será fabricado em larga escala pela Fundação Oswaldo Cruz, no Brasil. Na última semana, Paes afirmou que trabalha com "todas as alternativas possíveis" de imunização ao coronavírus.

No sábado (19), o prefeito eleito anunciou acordo com São Paulo para aquisição da vacina Coronavac. Ele também negocia com a fabricante americana Moderna, que produz um terceiro imunizante. Paes afirmou que seguirá o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, que ainda não tem data para começar. Na última semana, ele disse em uma live que sonha com o início da vacinação em janeiro.

Hoje, Paes disse que seria uma "irresponsabilidade" informar uma uma data de início da imunização e estimar o volume inicial de doses para a campanha.

"Assino com a presidente da Fiocruz uma carta de entendimento na linha daquilo que eu venho dizendo desde o início, após a minha eleição, que a prefeitura vai seguir o Plano Nacional de Imunização. Eu vim aqui me atualizar. As respostas que eu tenho da Fiocruz são muito positivas das possibilidades que nós temos ao início desse processo de vacinação em breve", disse.

Com Doria, Paes assina outro acordo

No sábado, Paes assinou um acordo para a aquisição de vacinas contra a covid-19 produzidas pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O termo de cooperação foi assinado em uma reunião com o governador do estado, João Doria (PSDB).

Paes disse que mais e sobre o plano de enfrentamento contra a covid-19 no Rio serão divulgados no dia 28 de janeiro.