Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Paes pede para população colaborar e respeitar regras mínimas

Eduardo Paes.  - Tomaz Silva/Agência Brasil
Eduardo Paes. Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

29/12/2020 20h16

O prefeito eleito da cidade do Rio, Eduardo Paes, admitiu ser contrário a medidas excessivamente restritivas durante o período de pandemia, mas, em contrapartida, pediu para que a população colabore e respeite regras mínimas.

"Vamos anunciar no domingo, em nosso plano, a ampliação da testagem, mas é óbvio que a gente tem que trabalhar com a população, no sentido de que as pessoas respeitem essas regras mínimas", disse Paes, em entrevista à GloboNews.

"Não me parece viável se propor medidas excessivamente restritivas, mas a população também precisa colaborar. A gente acabou de ver [na reportagem] as pessoas sem máscaras, se aglomerando. Esse zelo é fundamental para que a cidade possa continuar andando", acrescentou.

A cidade do Rio registrou, até agora, 162.772 casos de coronavírus e 14.633 mortes em decorrência da doença, segundo o boletim epidemiológico da secretaria estadual de Saúde. O índice de letalidade da capital fluminense, no entanto, é superior ao de São Paulo.

Sobre o retorno às aulas, o prefeito disse achar "inadmissível que se tenha os shoppings funcionando e praia aberta, mas não ter aulas".

"Ontem, o jornal mostrava que as crianças estão esquecendo como se escreve o nome. Então, a gente não pode ficar tanto tempo assim sem aula. Eu quero que as aulas voltem", afirmou.

Eleito para o seu 3º mandato, Paes venceu a disputa à Prefeitura do Rio contra Marcelo Crivella (Republicanos), que contou com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Paes obteve 64,07% dos votos válidos (1.629.319 votos), contra 35,89% de Crivella (913.700) —diferença superior a 715 mil votos.

Atual prefeito, Crivella foi preso e afastado do cargo nesta terça-feira, (22) acusado de "liderar uma organização criminosa" em um suposto esquema de pagamentos de propinas no mais recente caso de corrupção na cidade que é o cartão postal do Brasil.

Durante a entrevista, Paes evitou comentar especificamente a prisão de Crivella, mas disse que pretende criar uma espécie de secretaria de compliance, para combate à corrupção.

"Estamos criando uma secretaria que vai ser liderada pelo deputado federal Marcelo Calero (Cidadania), figura conhecida na defesa de questões éticas no Brasil", ressaltou. "Vamos ter uma estrutura ali de compliance, controle de sistema, de muita transparência. E essa secretaria vai ter um protagonismo muito grande", completou.