ES tem quase 90% dos leitos pediátricos de UTI para covid-19 ocupados
O estado do Espírito Santo está preocupado com o aumento nas internações de crianças com quadro grave de covid-19. Em balanço divulgado ontem durante entrevista coletiva com autoridades da Saúde capixabas, a federação que tem o governador Renato Casagrande (PSB) à frente da administração afirmou que já conta com quase 90% de ocupação dos leitos de UTI pediátricos destinados a crianças contaminadas pelo novo coronavírus.
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, admitiu que o número é preocupante porque crianças menores de cinco anos foram consideradas como grupo de risco no estado, e por isso não tiveram a volta às aulas autorizada no ano passado. Mesmo assim, elas têm adoecido com mais frequência.
"Tem o destaque sobre a internação de crianças menores", disse Reblin ao iniciar sua fala sobre a situação da pandemia no Espírito Santo.
"As crianças pequenas não voltaram às aulas, são crianças pequenas em que as escolas, para esse grupo etário, não retornaram. É preocupante", completou o subsecretário.
Segundo dados da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde), o estado entrou na terceira semana com registros de mais de 500 pessoas por dia sendo internadas por covid-19. "Isso indica a possibilidade de que ainda temos muito tempo pela frente, com grande número de pessoas internadas e aumento do número de óbitos", comentou Reblin.
Sobre os leitos pediátricos para a doença, o secretário de Saúde capixaba, Nésio Fernandes, disse que o estado tem capacidade de abrir novas vagas para crianças se necessário, mas ainda não projetou se isso será mesmo realizado.
"Nós temos quase 90% de ocupação nas UTIs infantis, mas temos uma margem de ampliação de leitos importante, que podem ser rapidamente revertidos", explicou Fernandes, acrescentando que crianças com outras doenças respiratórias também seriam atendidas com essa manobra.
De acordo com o último balanço da Sesa, o Espírito Santo soma 5.176 mortes causadas pelo coronavírus e contabiliza 253.115 contaminados. A ocupação de leitos destinados à covid-19 no estado é de 77,96% para UTIs e 74,14% para enfermaria.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.