Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo adia atualização do Plano São Paulo para amanhã

Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi - Reprodução/TV Globo
Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

07/01/2021 09h03

O secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi, afirmou que a atualização do Plano São Paulo, de reabertura econômica e flexibilização da quarentena durante a pandemia da covid-19, será feita amanhã. A previsão era que a reclassificação das regiões do estado fosse divulgada hoje.

Em entrevista ao Bom Dia São Paulo, da TV Globo, Vinholi explicou que os anúncios de hoje do governo paulista serão sobre a CoronaVac, vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O instituto já confirmou que apresentará hoje os resultados de eficácia do imunizante.

A expectativa é que o governo de João Doria (PSDB) faça hoje o pedido para uso da vacina à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O Butantan pretende ingressar com dois pedidos: um emergencial (para vacinar grupos de risco) e outro para registro (que permite aplicação em massa, para toda a população).

"Hoje nós faremos 12h45 a coletiva sobre a CoronaVac, sobre registro, eficiência, questões da vacina. Vamos fazer amanhã a atualização do plano São Paulo", afirmou Vinholi.

Segundo apuração do UOL, na nova atualização do plano grande parte das cidades deve regredir da fase amarela para a fase laranja do programa —incluindo a capital e outros municípios do interior paulista.

Além disso, integrantes do Centro de Contingência do Coronavírus devem apresentar ao governador uma proposta para endurecer as restrições da quarentena, na semana que vem.

Dados do governo apontam que o estado tem, atualmente, 62,5% dos leitos de UTI ocupados. Já os leitos de enfermaria estão com ocupação de 44,9%.

'Fim da fila'

Em reunião virtual com todos os prefeitos paulistas ontem, Doria cobrou os 645 prefeitos que tomaram posse em 2021 para que ajam com responsabilidade em relação às recomendações das autoridades estaduais no combate à pandemia.

Na ocasião, Vinholi disse aos prefeitos que o governo vai priorizar "aqueles que seguem Plano São Paulo" nos atendimentos, e que aqueles gestores municipais que forem irresponsáveis com relação às recomendações do governo do estado irão para "o fim da fila".

Questionado sobre a declaração, o secretário reforçou que o governo vai priorizar parcerias com as prefeituras que tenham gestores com responsabilidade em relação ao enfrentamento da doença:

De forma muito clara e taxativa: vamos priorizar as parcerias com as prefeituras que tenham gestores responsáveis, sérios, que tenham respeito à vida. É fundamental que todos tenham responsabilidade nesse momento.

Especialistas em Direito consultados pelo UOL alertaram para possível inconstitucionalidade da decisão.