Avião que buscará vacinas chega ao Recife, mas só viaja amanhã para Índia
O avião da companhia aérea Azul que buscará 2 milhões de doses da vacina de Oxford na Índia chegou no início da noite de hoje ao Recife. A aeronave ainda vai pernoitar no Aeroporto de Guararapes para só amanhã, às 23h (de Brasília), partir rumo à cidade indiana de Mumbai.
O voo saiu no final da tarde do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), de onde era esperado para decolar às 13h e seguir ainda hoje para a Índia. No entanto, ainda no fim da manhã a Azul confirmou que o cronograma havia sido adiado "devido a questões logísticas internacionais".
Após chegar em torno das 19h30 à capital pernambucana, a aeronave partirá no final da noite de amanhã para uma viagem de 12 mil quilômetros, com cerca de 15 horas de duração.
Na previsão anterior da Azul, o voo voltaria da Índia e aterrissaria no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, às 15h do próximo sábado (16). Com o adiamento, porém, não há previsão de retorno ao Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, a data ainda está sendo avaliada.
O avião do modelo Airbus A330neo é o maior da frota da Azul. A estimativa do governo federal é de que a aeronave retorne com uma carga de 15 toneladas de doses produzidas pelo Instituto Serum a pedido da farmacêutica AstraZeneca.
A vacina contra a covid-19 a ser trazida foi desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, da Inglaterra. No Brasil, ela será produzida por meio de transferência de tecnologia pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), instituição federal localizada no Rio de Janeiro.
O imunizante aguarda a resposta de um pedido de uso emergencial feito pela Fiocruz junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para poder ser aplicado. Além da vacina de Oxford, a agência federal também analisa a mesma requisição da CoronaVac, a vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
A Anvisa prometeu uma decisão sobre os pedidos para o próximo domingo (17). A partir daí, o governo federal pretende começar a vacinação nacional na quarta-feira (20) ou no mais tardar na quinta (21). Além das doses vindas da Índia, o Ministério da Saúde conta com 6 milhões de doses da CoronaVac à disposição para iniciar a aplicação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.