Topo

Esse conteúdo é antigo

Duas pacientes com covid-19 transferidas de Manaus recebem alta no Piauí

Yala Sena

Colaboração para o UOL, em Teresina

20/01/2021 15h16

Duas pacientes que foram transferidas de Manaus para Teresina (PI) tiveram alta médica hoje após tratamento contra a covid-19 no Hospital Universitário, ligado à Universidade Federal do Piauí. O estado recebeu nove pacientes na última sexta-feira (15) após colapso no Amazonas com falta de oxigênio. Sete pacientes permanecem internados, dois deles na UTI com comprometimento pulmonar de 80%.

Bastante emocionada e segurando uma placa de "venci a covid-19", a paciente Jaqueline Santos da Silva, 38 anos, contou que teve tratamento "de rainha" no estado e agradeceu os profissionais de saúde.

"Estou sem palavras, primeiramente agradeço a Deus por ter conseguido. Depois que cheguei aqui tive tratamento de rainha, porque Deus concedeu isso e agradeço a todos mesmo", disse Jaqueline.

Outros três pacientes devem ter alta hoje

O médico Paulo Márcio Nunes, superintendente do Hospital Universitário, informou que as duas pacientes deram entrada no hospital com os pulmões comprometidos, uma delas em até 30%, e precisaram de oxigênio.

"Elas foram para uma semi-UTI e usaram máscara de alto fluxo de oxigênio. Elas estão curadas, ambas estão com mais de 15 dias que tiveram os primeiros sintomas, fizeram exame de sangue e não estão transmitindo o vírus. Agora, terão que continuar a reabilitação pulmonar em casa", disse o médico.

Paulo Márcio informou que provavelmente mais três pacientes terão alta ainda nesta quarta-feira.

Segundo ele, a preocupação é um casal de pacientes que está na UTI desde a chegada de Manaus e precisou de atendimento especializado. Os dois estão com 80% dos pulmões comprometidos. Vieram de Manaus três homens e seis mulheres, na idade de 30 anos a 70 anos, e todos com comorbidades.

"A evolução do quadro clínico é satisfatória, já que eles não precisaram ser intubados. Os outros pacientes estão com quadro estável. Tem um jovem de 31 anos com 60% do pulmão comprometido e tem outro com transplante renal, mas com quadro estável", informou Paulo Márcio.

O HU tem disponíveis 30 leitos para tratamento de covid-19, 20 deles de UTIs, e atende hoje sete pacientes com diagnóstico do novo coronavírus.

Com aumento de casos da doença nos últimos dias, a taxa de ocupação de leitos no estado é de 66%, segundo boletim da Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde), divulgado ontem. O Piauí tem mais de 152 mil casos confirmados e 2.976 óbitos.