Governo do AM determina auditoria para identificar fura-filas em vacinação
O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), determinou hoje uma auditoria na lista de vacinação contra a covid-19 no estado. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União.
De acordo com o decreto, a CGE (Controladoria Geral do Estado) e a SEAD (Secretaria de Estado de Administração e Gestão) tem 48 horas para concluir a auditoria e quem for identificado como "fura-fila" será exonerado, responderá procedimento administrativo e será denunciado ao Ministério Público Federal.
A determinação ocorre em meio a denúncias de servidores que tomaram vacina antes de pessoas de grupos prioritários dentro do plano do Ministério da Saúde, seguido pelo governo do Amazonas.
O decreto pede à CGE e à SEAD uma análise das listas para identificar se os vacinados são profissionais da saúde que atendem aos requisitos de prioridade.
Amazonas iniciou a vacinação na última semana ao receber as primeiras doses de CoronaVac. A prioridade é vacinar indígenas, idosos que vivem em abrigos, pessoas com deficiência residentes em instituições e o equivalente a 34% dos trabalhadores da saúde.
Ontem, o governador Wilson Lima já havia determinado a exoneração de Gerberson Oliveira Lima, um funcionário da Casa Civil que foi vacinado contra a covid-19 indevidamente.
As pessoas que furaram a fila para receber a primeira dose do imunizante contra a covid-19 no Amazonas estão proibidas pela Justiça de receber a segunda. A decisão foi assinada pela juíza Jaiza Maria Pinto Fraxe, da 1ª Vara da Justiça Federal. Caso insistam no ato, as pessoas estarão sujeitas à prisão em flagrante.
A situação no Amazonas em relação à covid-19 vem se agravando desde as festas de fim de ano. As unidades de saúde de Manaus estão superlotadas e, na semana passada, o estoque de oxigênio nos hospitais acabou. A média móvel de mortes no estado cresceu 217% em relação ao dado de duas semanas atrás.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.