Topo

Esse conteúdo é antigo

AM prorroga lockdown por 7 dias e suspende ponto facultativo do Carnaval

"Só saia de casa se for extremamente necessário. É preciso que cada um faça sua parte", pediu Wilson Lima - Sandro Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo
"Só saia de casa se for extremamente necessário. É preciso que cada um faça sua parte", pediu Wilson Lima Imagem: Sandro Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

29/01/2021 15h34Atualizada em 29/01/2021 15h48

Em meio ao colapso do sistema de saúde no Amazonas, o governador Wilson Lima (PSC) anunciou hoje uma série de decretos para conter o avanço da covid-19, entre eles a prorrogação do lockdown por sete dias e a suspensão do ponto facultativo do Carnaval. As medidas têm como objetivo evitar aglomerações e, consequentemente, a disseminação do coronavírus.

Agora, o confinamento total — que terminaria em 31 de janeiro — se estenderá até 7 de fevereiro, mas com algumas mudanças. A partir de 1º de fevereiro, está liberado o funcionamento de fábricas de itens para embalagens de alimentos e bebidas, além do delivery de materiais hidráulicos, elétricos e pneumáticos, sendo este último apenas das 8h às 17h.

As feiras livres também terão horário ampliado, das 4h às 15h. Estabelecimentos e todo tipo de comércio não essencial, porém, seguem proibidos de funcionar.

"Só saia de casa se for extremamente necessário. Se for para comprar alimentos, se for para comprar um remédio, se for um caso de urgência, de emergência, para levar alguém ao hospital, para ir ao hospital. Se não houver essa necessidade, se preserve, preserve os seus", pediu o governador durante coletiva.

É preciso que cada um faça sua parte. Nós precisamos continuar ajudando os profissionais da área da saúde, que estão exaustos e estão dando todo seu máximo, trabalhando muito. Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, em mensagem à população

Lima ainda reforçou a necessidade de maior atenção quanto à nova variante do coronavírus, ainda mais contagiosa, detectada no estado. Ele lembrou da alta demanda por cilindros de oxigênio, um problema que atinge não só o Amazonas, mas o mundo todo, incluindo países como Portugal e Peru.

Além disso, o governador também suspendeu o ponto facultativo do Carnaval, programado para neste ano para 15, 16 e 17 de fevereiro. A medida, segundo Lima, é uma tentativa de impedir aglomerações de foliões e, assim, diminuir a taxa de transmissão da covid-19 no estado.

"Não haverá feriado por conta do Carnaval. Essa é uma medida simbólica para evitar aglomerações, para evitar que as pessoas viajem ou tomem algum outro tipo de iniciativa neste sentido", explicou. Mais cedo, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também anunciou a suspensão do ponto facultativo pelo mesmo motivo.