Topo

Esse conteúdo é antigo

PA: Barbalho anuncia novo lote de vacinas para idosos na divisa com o AM

Governador do Pará quer priorizar imunização de regiões que fazem fronteira com o Amazonas - Bruno Cruz/Futura Press/Estadão Conteúdo
Governador do Pará quer priorizar imunização de regiões que fazem fronteira com o Amazonas Imagem: Bruno Cruz/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

01/02/2021 20h06Atualizada em 02/02/2021 09h34

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou hoje uma nova remessa de vacinas contra a covid-19 para a área de divisa com o Amazonas, que inclui as regiões da Calha Norte, Tapajós e Baixo Amazonas. Barbalho disse que será iniciada amanhã (2) a vacinação de idosos acima de 80 anos da população em geral.

A imunização contra a doença causada pelo novo coronavírus vinha sendo aplicada desde a última segunda-feira (25) em idosos que residem em abrigos. A intenção com o novo lote, segundo Barbalho, é vacinar todos os idosos acima de 80 anos dessas regiões.

O envio de 11.503 doses para as regiões que abrigam 20 municípios faz parte da estratégia do governo paraense de focar a vacinação na região de divisa que vem sofrendo com a piora da pandemia no Amazonas.

"São 20 cidades que com estas vacinas estarão disponibilizando para idosos com mais de 80 anos a vacinação para proteger esta população que está nos municípios fronteira com o estado do Amazonas e na maior proximidade com o estado vizinho", afirmou Barbalho em vídeo publicado no Twitter.

"Isto compõe nossa estratégia de garantir, gradativamente, aos públicos alvos, aos públicos preferenciais a vacinação para proteger e salvar a vida da nossa população", acrescentou o governador.

Barbalho, entretanto, não esclareceu se as doses disponibilizadas para as regiões mais próximas da divisa com o Amazonas serão da CoronaVac ou do imunizante da AstraZeneca/Oxford. Até agora, o Pará recebeu um primeiro lote da CoronaVac, com 173 mil doses, e há cerca de uma semana confirmou a entrega de mais 49 mil doses da vacina de Oxford.

Segundo o governo paraense, foram vacinadas até hoje 43.773 pessoas no estado, todas de grupos prioritários.

Lockdown no Baixo Amazonas

A partir de hoje, começou a valer em uma das regiões que vai receber as novas doses para idosos um lockdown para tentar conter a disseminação do coronavírus. Impulsionada pela nova variante vinda de Manaus, a segunda onda de casos no estado levou o Baixo Amazonas à bandeira preta.

Na bandeira mais restritiva do plano de combate à pandemia do governo paraense, apenas atividades essenciais podem funcionar e a circulação de pessoas é restringida. Somente uma pessoa de cada família, que pode estar acompanhada de criança pequena, pode sair de casa para comprar itens essenciais, fazer exames e consultas médicas e realizar operações bancárias.

Durante os próximos 15 dias, os seguintes municípios paraenses estarão dentro da bandeira preta: Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Santarém e Terra Santa.