Topo

Esse conteúdo é antigo

AM confirma mais dois casos de reinfecção por nova cepa de coronavírus

09/02/2021 22h13

A FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) confirmou hoje que foram registrados mais dois casos de reinfecção por uma nova variante do coronavírus no estado. Com estes, já foram registrados três casos no Amazonas.

De acordo com o sequenciamento genético feito pela Fiocruz Amazônia (Fundação Oswaldo Cruz), a variante identificada foi a P1, registrada inicialmente no Japão.

Em todos os casos identificados até agora no Amazonas de segunda infecção pela doença, as pacientes já receberam alta médica e não tiveram complicações causadas pela covid-19. A FVS-AM ainda aguarda o resultado de outros 12 casos que estão sendo investigados.

A primeira notificação de reinfecção confirmada hoje é de uma mulher, de 50 anos, que testou positivo para covid-19 nos dias 19 de outubro de 2020 e 19 de janeiro de 2021. O segundo caso é de uma mulher, de 40 anos, que teve a primeira infecção por SARS-CoV-2 no dia 22 de abril de 2020, e a segunda infecção no dia 29 de janeiro de 2021.

No dia 13 de janeiro deste ano, havia sido confirmada a reinfecção em uma mulher de 30 anos.

Para que seja confirmada a reinfecção, a FVS esclarece que é necessário que o paciente obtenha resultado positivo em dois exames do tipo RT-PCR, com intervalo de 90 dias entre uma infecção e outra.

A FVS-AM também informou que hoje, após a confirmação destes dois casos, emitiu alerta ao Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), do Ministério da Saúde.