Topo

Esse conteúdo é antigo

SP suspende envio de 50 mil doses de vacinas ao AM: 'falta de planejamento'

Governo do Estado de São Paulo suspende envio de 50 mil doses da CoronaVac ao Amazonas prometidas pelo governador João Doria (PSDB) por "falta de planejamento e controle" - DANILO FERNANDES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Governo do Estado de São Paulo suspende envio de 50 mil doses da CoronaVac ao Amazonas prometidas pelo governador João Doria (PSDB) por "falta de planejamento e controle" Imagem: DANILO FERNANDES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Douglas Porto e Carlos Padeiro

Do UOL* e colaboração para o UOL, em São Paulo

10/02/2021 20h43Atualizada em 10/02/2021 23h17

O Governo do Estado de São Paulo suspendeu o envio imediato ao Amazonas de 50 mil doses extras da CoronaVac. A gestão de João Doria (PSDB) atribuiu a decisão "à falta de planejamento e controle" da imunização no estado da região Norte.

A posição do governo paulista ocorre após a Justiça Federal no Amazonas questionar em despacho o governador Doria sobre as doses previstas. No dia 17 de janeiro, Doria declarou que enviaria 50 mil doses para imunização de profissionais de saúde, devido ao caos no Amazonas — na ocasião, afirmou que faria a entrega diretamente aos amazonenses, por não confiar no Ministério da Saúde.

A vacinação no estado foi suspensa em 21 de janeiro, por recomendação de órgãos de controle, após denúncias de favorecimento — duas médicas, filhas de um empresário do ramo da educação, foram nomeadas para trabalhar no setor administrativo de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) de Manaus e acabaram imunizadas, configurando um possível caso de 'fura-fila'. A vacinação foi retomada no dia 23 de janeiro e, até o momento, 172.716 pessoas foram imunizadas no Amazonas, segundo dados oficiais.

"Conforme compromisso do Governador João Doria, o Estado de São Paulo coloca à disposição 50 mil doses da vacina ao Estado do Amazonas. Diante de fatos reconhecidamente públicos e de até mesmo suspensão pela própria justiça da imunização naquele estado devido à falta de planejamento e controle, São Paulo suspendeu o envio de imediato e aguarda a manifestação e apresentação de cronograma estadual de imunização do Amazonas", comunicou o governo paulista, em nota enviada hoje ao UOL.

Já a FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) informou ao UOL que ainda não recebeu nenhuma solicitação de esclarecimentos acerca do cronograma estadual de imunização por parte do governo paulista.

De acordo com a FVS-AM, "a vacinação no Amazonas segue todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde (MS). O estado ocupa o primeiro lugar na cobertura vacinal do país, em ranking feito com base nas informações divulgadas pelo consórcio de imprensa".

A Fundação ressalta "que as 50 mil doses que serão destinadas ao Amazonas estão em fase de produção, após a chegada ao Brasil de um avião com 5,4 mil litros de insumos para a produção do imunizante pelo Instituto Butantan".

No último domingo (7), chegaram ao estado 96.200 doses da CoronaVac pelo PNI (Plano Nacional de Imunização). Segundo a FVS-AM, esse lote será destinado a "imunizar todos os profissionais de saúde e idosos acima de 70 anos contra a covid-19, tanto da capital quanto do interior".

*Com Estadão Conteúdo.