Topo

Esse conteúdo é antigo

Ex-prefeita, Luiza Erundina é vacinada contra a covid-19 em São Paulo

Aos 86 anos, Erundina é parte do grupo que começou a ser vacinado ontem na cidade pelo sistema drive-thru - Reprodução/Twitter
Aos 86 anos, Erundina é parte do grupo que começou a ser vacinado ontem na cidade pelo sistema drive-thru Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

12/02/2021 15h42Atualizada em 12/02/2021 15h55

Ex-prefeita de São Paulo, a deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) foi vacinada hoje contra a covid-19 na capital paulista. Aos 86 anos, ela faz parte do grupo que começou a ser vacinado ontem na cidade pelo sistema drive-thru, de acordo com o calendário organizado pelo governo estadual.

O perfil oficial de Erundina nas redes sociais compartilhou uma foto do momento da vacinação, acompanhada de uma mensagem de apoio à imunização: "vacina já".

Mais cedo, também foram vacinados o padre Júlio Lancellotti, 72, reconhecido por seu trabalho na assistência a pessoas em vulnerabilidade, e a enfermeira Mônica Calazans — esta já com a segunda dose —, a primeira pessoa a ser imunizada no Brasil. Ambos, porém, receberam a vacina no Palácio dos Bandeirantes, durante cerimônia promovida pelo governador João Doria. (PSDB).

Hoje, a prefeitura de São Paulo iniciou a vacinação de moradores em situação de rua com mais de 60 anos.

A capital paulista conta com cinco postos de vacinação via drive-thru, que ficam abertos das 8h às 17h. Hoje, a imunização para o grupo de Erundina — idosos acima de 85 anos — também começou a ser oferecida em todas as 468 UBS (Unidades Básicas de Saúde) espalhadas pelo município, que funcionam 7h às 19h.

A expectativa, segundo a prefeitura, é vacinar cerca de 89 mil pessoas entre 85 e 89 anos.

Os cinco pontos onde está disponível a vacinação pelo sistema drive-thru são:

  • Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, na zona oeste;
  • Neo Química Arena, o estádio do Corinthians, na zona leste;
  • Portão 9 (KRF) do Autódromo de Interlagos, na zona sul;
  • Portão 38 do Centro de Exposições do Anhembi, pela entrada da Rua Olavo Fontoura, na zona norte;
  • Igreja Boas Novas, na Rua Marechal Malet, 611, na zona leste.

Pré-cadastro

Os idosos, seus familiares ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha podem realizar o pré-cadastro para a vacinação contra a covid-19 no site "Vacina Já" (www.vacinaja.sp.gov.br). A ferramenta não é um agendamento e não é obrigatória para garantir a imunização, mas ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações.

Quem não fizer o pré-cadastro deve apresentar qualquer documento de identificação que comprove a idade.

Idosos com dificuldades ou incapacidade de locomoção não precisam ir aos locais de vacinação, já que podem ser atendidos pelas equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família) e vacinados em suas casas. Nas regiões não cobertas pela ESF, o familiar ou responsável pelo idoso deve entrar em contato com a UBS mais próxima para solicitar o serviço.