Topo

Esse conteúdo é antigo

Contra covid-19, Amazonas prorroga toque de recolher até 21 de fevereiro

14.02.2021 -- Pacientes com covid-19 são transferidos de Parintins (AM) para a capital do estado - Aguilar Abecassis/Estadão Conteúdo
14.02.2021 -- Pacientes com covid-19 são transferidos de Parintins (AM) para a capital do estado Imagem: Aguilar Abecassis/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

14/02/2021 15h16

O governo do Amazonas prorrogou até 21 de fevereiro o toque de recolher entre 19h e 06h. A medida, anunciada no sábado (13), tem como objetivo conter o avanço do coronavírus.

"Essas decisões são baseadas nos dados da Fundação de Vigilância em Saúde, em parceria com a Fiocruz, que todos os dias têm acompanhado esse quadro de evolução epidemiológica", disse o governador Wilson Lima.

Além de prorrogar o toque de recolher, o governo estadual anunciou algumas mudanças nas medidas de restrição de circulação.

A realização de atividade física individual ao ar livre passa a ser permitida. Serviços de beleza e barbearias também podem funcionar em atendimento domiciliar.

Além disso, o comércio pode realizar vendas entre 08h e 15h no sistema drive-thru — o cliente não entra na loja, apenas faz o pedido, paga e retira o produto.

Também no sábado, o governo do Amazonas anunciou que Manaus passará da fase roxa, a mais grave, para a vermelha. O interior segue na fase roxa.

Desaceleração da covid-19

De acordo com dados compilados pelo consórcio de veículos de imprensa de que o UOL faz parte, a situação do Amazonas é estável, com tendência de desaceleração.

Ainda assim, segundo o diretor-técnico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, Cristiano Fernandes, as medidas de restrição continuam sendo necessárias.

"Essa tendência de desaceleração dos indicadores de casos e óbitos tem que ser avaliada de uma forma muito cuidadosa, porque nós estamos ainda com alta transmissão. Essa redução mostra que nós estamos no caminho certo e que o sacrifício que é feito pela população tem surtido efeito. No entanto, fica o alerta de que não podemos baixar a guarda", afirmou Fernandes.