Topo

Esse conteúdo é antigo

Contra filas, SP inaugura 4 postos de vacinação drive-thru e fecha Pacaembu

Estádio do Pacaembu vai entrar em obras - Arthur Stabile/UOL
Estádio do Pacaembu vai entrar em obras Imagem: Arthur Stabile/UOL

Lucas Borges Teixeira e Allan Brito

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, em São Paulo

02/03/2021 12h54

O governo de São Paulo e a prefeitura da capital anunciaram hoje mudanças nos postos de vacinação contra covid-19. Foram inaugurados postos drive-thru no Estádio do Morumbi, na zona sul, e no Memorial da América Latina, na zona oeste da capital, e o posto no Estádio do Pacaembu será fechado na próxima quinta (3).

Ao todo, prefeitura e governo deverão operar 11 postos de atendimento na capital paulista, fora as 468 UBSs (unidades básicas de saúde) que também aplicam o imunizante. O aumento de grandes postos visa diminuir possíveis filas como as registradas no último sábado (27).

"Hoje o Secretário Municipal de Saúde, Edson Aparecido, me garantiu que todo sistema de drive-thru vai funcionar permanentemente até o final da vacinação. A única exceção é no Pacaembu, que opera até amanhã [quarta-feira, 3], porque o estádio vai entrar em obras", disse o governador João Doria (PSDB), que visitou hoje o posto de drive-thru no Estádio do Morumbi.

Segundo Doria, o posto de vacinação no Memorial deverá suprir a demanda do Pacaembu. "A partir de hoje está operando o posto drive-thru no Memorial da América Latina, que fica a 2 km do Pacaembu e atende de forma confortável e eficiente", declarou.

Aparecido, também presente no evento, informou ainda que São Paulo abrirá mais quatro postos de drive-thru até o final desta semana.

Portanto, entre hoje e amanhã, a cidade de São Paulo ficará com 8 postos de vacinação, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h.

  • Estádio do Pacaembu - Praça Charles Miller (zona oeste)
  • Arena Corinthians (zona leste)
  • Autódromo de Interlagos - rua Jacinto Júlio, altura do nº 589 - Portão 9, entrada KRF (zona sul)
  • Centro de Exposições do Anhembi - rua Olavo Fontoura - Portão 38 (zona norte)
  • Igreja Boas Novas - rua Marechal Malet, 535 - Parque da Vila Prudente (zona leste)
  • Clube Hebraica - rua Doutor Alceu de Assis, 25, na parte superior do Clube (zona oeste)
  • Estádio do Morumbi - Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1, entrada pelo portão 15 do estádio, da avenida Giovanni Gronchi (zona oeste);
  • Memorial da América Latina - rua Tagipuru, 500, portão 2 (zona oeste)

Até o final desta semana, a previsão é que a cidade fique com 11 postos, pois vai acabar o atendimento no Pacaembu, mas serão abertos novos postos nos seguintes locais:

  • Parque Villa Lobos (Alto de Pinheiros, zona oeste)
  • Teatro Paulo Eiro (Santo Amaro, zona sul)
  • Ginásio do Ibirapuera (Ibirapuera, zona sul)
  • Clube Atlético Monte Líbano (Jardim Luzitânia, zona sul)

Atualmente, o estado de São Paulo está vacinando idosos de 77 anos para cima e profissionais de saúde de 55 anos para cima.

Para evitar filas, o governo também incentivou que as pessoas viessem em horários alternativos, não só pela manhã, onde a maioria se concentra. "Tem vacina para todos dos grupos prioritários anunciados", declarou Doria.

Amanhã, São Paulo vai anunciar novas medidas de restrição para o estado.

Estamos na pior semana de todas as semanas de covid-19"
João Doria, governador de SP

"O que [o Centro de Contingência do Coronavírus] deliberar hoje, será anunciado amanhã", afirmou Doria. "Se o governo [federal] não oferecer uma resposta concreta hoje, a partir de amanhã os governos estaduais seguirão fazendo com mais intensidade as suas ações e consórcios necessários, seja para a compra de vacina, seringa, agulha, além de medidas restritivas que certamente deverão ser adotadas ao longo dos próximos dias".

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado na primeira versão, o endereço do Memorial da América Latina é na rua Tagipuru, e não rua Itagipuru. A informação foi corrigida.