Topo

Esse conteúdo é antigo

Saúde anuncia distribuição de 2,6 milhões de doses de vacina nesta semana

Doses da Coronavac, vacina contra a covid-19 produzida pelo Instituto Butantan - Marlon Costa/FuturaPress/Estadão Conteúdo
Doses da Coronavac, vacina contra a covid-19 produzida pelo Instituto Butantan Imagem: Marlon Costa/FuturaPress/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

09/03/2021 17h36

O Ministério da Saúde anunciou hoje que irá distribuir, nesta semana, 2,6 milhões de doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. A previsão é de que as entregas ocorram até amanhã.

Em março, segundo a pasta, serão pelo menos 30 milhões de doses de imunizantes oriundos do Butantan, da Astrazeneca/Oxford e do consórcio Covax Facility.

Na semana passada, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, disse que, a partir de abril, com as duas fábricas nacionais produzindo vacinas, será possível ao País ter acesso a cerca de 30 milhões de doses por mês, além das vacinas que serão importadas. Afirmou ainda que com isso espera que toda a população seja vacinada até o fim do ano, para que então a covid-19 tenha a situação amenizada, apesar de ainda termos de conviver com ela por muito tempo.

"Para abril vamos estar com as duas fábricas operacionais estabilizadas, com números de 30 a 32 milhões de doses por mês. Não estou falando da Covaxin indiana que foram compradas, nem da Covax que também foi comprada e nem da Pfizer, que ontem (quarta, 3) já foi publicada em Diário Oficial a licitação para compra. Tudo isso é importado, que também somam. O que mais interessa para nós é a fabricação nacional. É ela que nos dará a capacidade de vacinar o povo brasileiro em 2021", disse o ministro.

O Brasil se aproximou da marca dos 8,5 milhões de vacinados contra a covid-19 nesta segunda-feira (8), conforme dados divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, baseado nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde. Ao menos uma dose foi aplicada em 8.497.929 de brasileiros, correspondente a 4,01% da população do país.

Nas últimas 24 horas, 277.109 pessoas receberam a primeira dose de imunizante. Já a segunda dose foi aplicada em 130.700 brasileiros de ontem para hoje.

No total, 2.848.847 pessoas receberam as duas doses de vacina, conforme recomendação dos laboratórios que produzem a CoronaVac e a Oxford/AstraZeneca. O número equivale a apenas 1,35% da população brasileira.

O Amazonas continua como o estado que, proporcionalmente, conta com o maior número de vacinados: 307.536 habitantes receberam pelo menos uma dose de imunizante. Isto corresponde a 7,31% da população local. Já o Pará segue como o estado com menor porcentagem de aplicação da primeira dose, com apenas 2,06%.