Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Governador da BA anuncia compra de 9,7 milhões de doses da Sputnik

Sputnik V - Reprodução
Sputnik V Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

12/03/2021 18h42

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou hoje a compra de 9,7 milhões de doses da vacina russa Sptunik —desenvolvida pelo Instituto Gamaleya da Rússia e importada pelo laboratório União Química— contra a covid-19. O anúncio foi feito por Costa durante reunião com prefeitos da capital e Região Metropolitana de Salvador.

Segundo o governo, o primeiro lote deve chegar em abril, e as vacinas poderão ser aplicadas na população imediatamente. Um ato oficial de assinatura do contrato está previsto para a próxima semana.

Mais cedo, o Ministério da Saúde anunciou a assinatura de contrato para receber outras 10 milhões de doses da vacina Sputnik V. O imunizante tem 91,6% de eficácia contra casos sintomáticos da covid-19.

O cronograma inicial prevê que 400 mil doses da vacina podem chegar ao Brasil até o fim de abril. Em maio, a expectativa do governo é receber outras 2 milhões de doses e, em junho, 7,6 milhões.

A Sputnik V ainda não tem registro ou autorização de uso emergencial pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas representantes da vacina vem se reunindo com o órgão.

De acordo com uma lei federal sancionada no início da pandemia, no ano passado, a Anvisa tem 72 horas para se manifestar se valida ou não o registro de uma vacina contra covid-19 concedida por uma das agências sanitárias nacionais de Estados Unidos, União Europeia, Japão e China —a Sputnik foi aprovada na Rússia e também na Argentina.