Covid: Governador da BA anuncia compra de 9,7 milhões de doses da Sputnik
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou hoje a compra de 9,7 milhões de doses da vacina russa Sptunik —desenvolvida pelo Instituto Gamaleya da Rússia e importada pelo laboratório União Química— contra a covid-19. O anúncio foi feito por Costa durante reunião com prefeitos da capital e Região Metropolitana de Salvador.
Segundo o governo, o primeiro lote deve chegar em abril, e as vacinas poderão ser aplicadas na população imediatamente. Um ato oficial de assinatura do contrato está previsto para a próxima semana.
Mais cedo, o Ministério da Saúde anunciou a assinatura de contrato para receber outras 10 milhões de doses da vacina Sputnik V. O imunizante tem 91,6% de eficácia contra casos sintomáticos da covid-19.
O cronograma inicial prevê que 400 mil doses da vacina podem chegar ao Brasil até o fim de abril. Em maio, a expectativa do governo é receber outras 2 milhões de doses e, em junho, 7,6 milhões.
A Sputnik V ainda não tem registro ou autorização de uso emergencial pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas representantes da vacina vem se reunindo com o órgão.
De acordo com uma lei federal sancionada no início da pandemia, no ano passado, a Anvisa tem 72 horas para se manifestar se valida ou não o registro de uma vacina contra covid-19 concedida por uma das agências sanitárias nacionais de Estados Unidos, União Europeia, Japão e China —a Sputnik foi aprovada na Rússia e também na Argentina.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.