Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil aplicou ao menos uma dose de vacina em 10,7 milhões, 5% da população

Brasil chegou a 5% da população vacinada com pelo menos uma dose de imunizante contra covid-19 - Fabio Motta / Prefeitura do Rio
Brasil chegou a 5% da população vacinada com pelo menos uma dose de imunizante contra covid-19 Imagem: Fabio Motta / Prefeitura do Rio

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/03/2021 20h19Atualizada em 17/03/2021 21h08

Nesta quarta-feira (17), o Brasil superou a marca de 10,7 milhões de vacinados contra a covid-19. No total, 10.713.615 pessoas receberam pelo menos uma dose de vacina, o correspondente a 5,06% da população brasileira. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, baseado nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

De ontem para hoje, 324.538 brasileiros receberam a primeira dose de vacina. Outros 125.296 tiveram aplicadas a segunda dose nas últimas 24 horas.

Até o momento, 3.916.493 pessoas receberam as duas doses de imunizante, conforme a recomendação dos laboratórios que produzem a CoronaVac e a Oxford/AstraZeneca. O número equivale a apenas 1,85% da população nacional.

O Amazonas permanece na primeira posição entre os estados que proporcionalmente mais aplicaram a primeira dose de vacina: 372.744 habitantes, o correspondente a 8,86% da população local. Já o Pará continua em último, com somente 3,11%.

Mato Grosso do Sul lidera entre os estados que, em termos percentuais, mais distribuíram a segunda dose: 2,78% de seus habitantes.

Brasil produzirá insumos para fabricar vacina nacional a partir de abril

O Ministério da Saúde anunciou que vai começar a produzir insumos (IFA) para desenvolvimento de vacinas contra covid-19 no Brasil a partir de abril. O planejamento é que em maio o país já tenha imunizantes brasileiros fabricados com material nacional.

O anúncio foi feito pelo ministro Eduardo Pazuello, após visita a fábrica de Bio-Manguinhos, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), da qual também participou o novo ministro da pasta, Marcelo Queiroga.

"Hoje, o IFA é importando de empresas da China e da Índia. O Brasil é dependente de insumos patológicos da China e India. Isso quer dizer que se fechar a torneira nós não temos material para produzir a vacina. Essa é a verdade, nunca tivemos", pontuou Pazuello, ao defender ter conseguido possibilidade de produção do IFA ainda em seu mandato.

De acordo com o diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, a Fiocruz espera iniciar a produção dos lotes 100% nacionais em maio para entrega das vacinas "a partir de meados do segundo semestre".

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.