Minas Gerais decide manter Onda Roxa até a Páscoa para conter covid-19
O governo de Minas Gerais decidiu prorrogar até 4 de abril a Onda Roxa — fase mais restritiva do plano Minas Consciente. A extensão da medida até a Páscoa se fez necessária por conta do aumento no número de casos, óbitos e internações causados pela covid-19 no estado, justificou a gestão estadual.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) estima que dentro de 14 dias os resultados do isolamento começarão a aparecer. A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e anunciada hoje pelo secretário de saúde, Fábio Baccheretti, em entrevista coletiva.
"Iremos prolongar os 15 dias já estabelecidos previamente para que a gente garanta que a incidência do estado caia e menos pacientes fiquem esperando por leitos nos hospitais", informou Baccheretti.
A decisão vale para todas as macrorregiões de Minas. Desde o dia 17 de março, todos os 853 municípios mineiros foram incluídos na Onda Roxa, que determina, entre outras coisas, toque de recolher de 20h às 5h.
O secretário de saúde fez um apelo para que as pessoas mantenham o isolamento social. Segundo Fábio Baccheretti, existem regiões que, mesmo com quase 100% dos leitos ocupados, seguem permitindo atividades não essenciais. "É importante a responsabilidade de cada gestor municipal no enfrentamento dessa doença. É muito cedo para qualquer município fazer qualquer tipo de flexibilização", afirmou.
E depois da Páscoa?
Como a situação do estado é reavaliada pelo Comitê a cada sete dias, a previsão é de que na próxima quarta-feira (31) o grupo decida o que será feiro após o feriado de Páscoa.
O quadro tem preocupado muito porque, conforme dados da SES, 12 das 14 macrorregiões do estado estão com mais de 90% dos leitos de UTI destinados a pacientes com a doença ocupados. Ficam fora deste grupo apenas Jequitinhonha e Noroeste, com 68% e 83% de ocupação, respectivamente. Por conta disso, fica impossível transferir pacientes de uma cidade para a outra.
Desde o início da pandemia, Minas Gerais registrou 1.053.994 casos e 22.497 óbitos causados pela covid-19. Apenas nas últimas 24 horas foram 374 vidas perdidas no estado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.