Topo

Esse conteúdo é antigo

Em 3º dia com mais de 1 mil óbitos, SP bate recorde de mortes em uma semana

Rayanne Albuquerque

Do UOL, em São Paulo

27/03/2021 13h37Atualizada em 27/03/2021 15h30

Pela terceira vez na semana, o estado de São Paulo registrou mais de 1 mil mortes por covid-19 em um dia. O avanço da doença fez com que o estado ultrapassasse a marca de 70 mil vidas perdidas para o coronavírus.

Nas últimas 24 horas foram contabilizadas mais de 1.051 óbitos pela doença. São 4.333 mortes pela doença no estado na semana de 21 a 27 de março, recorde da pandemia. A média móvel também nunca foi tão alta: 618 mortes diárias. Os dados foram levantados pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte.

O recorde anterior havia sido na semana passada, quando 3.449 pessoas morreram no intervalo entre o domingo e o sábado.

O governo de São Paulo admite que os números ainda são impactados pela mudança ordenada pelo Ministério da Saúde no cadastro das vítimas. A pasta, no entanto, voltou atrás com a orientação no mesmo dia. Com isso, os números do estado podem ser até maiores.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, até ontem havia mais de 30,5 mil pessoas hospitalizadas devido à covid-19, sendo 12.674 pacientes em leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e outros 17.875 em enfermarias. As taxas de ocupação de leitos de UTI estão em 91,6% tanto no estado quanto na Grande São Paulo.

Fase emergencial em São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) prorrogou até o dia 11 de abril a ampliação de medidas restritivas no estado. O anúncio foi feito ontem durante uma coletiva de imprensa, no Palácio dos Bandeirantes, pelo vice-governador Rodrigo Garcia (DEM). O governador não participou do evento.

Todos os serviços não essenciais ficam fechados durante esse período. Além disso, segue em vigor o toque de recolher a partir das 20h, todos os dias.

As escolas estaduais ficam abertas apenas para o apoio dos estudantes, com o fornecimento de merendas e atividades esportivas. Campeonatos de futebol sem torcida seguem suspensos no estado.

Com a adoção da fase vermelha, diversas cidades anteciparam feriados nacionais para reduzir a circulação de pessoas e tentar conter o aumento de casos.

Na capital, o megaferiado começou ontem e segue até o dia 4 de abril. Na Baixada Santista, as praias foram bloqueadas e fiscalização rigorosa nas estradas e calçadões foram adotados.

O lockdown foi decretado pelas nove cidades que compõem a região desde o dia 23 de março e também valem até o dia 4 de abril. A Baixada vive um aumento de casos do coronavírus e ontem registrou recorde de mortes, com 38 óbitos em 24 horas.