Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil chega a 22,1 milhões de vacinados contra covid, 10,47% da população

Mais de 22,1 milhões de brasileiros receberam pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19 - Getty Images/BBC News Brasil
Mais de 22,1 milhões de brasileiros receberam pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19 Imagem: Getty Images/BBC News Brasil

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/04/2021 20h06Atualizada em 08/04/2021 20h40

Nesta quinta-feira (8), o Brasil atingiu a marca de 22,1 milhões de vacinados contra a covid-19. Até agora, 22.170.108 brasileiros receberam pelo menos uma dose de vacina, o correspondente a 10,47% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde,

De ontem para hoje, 724.425 pessoas receberam a primeira dose da vacina. Já a segunda dose foi aplicada em outras 291.925 nas últimas 24 horas.

No total, 6.357.779 brasileiros receberam as duas doses de imunizante, conforme a recomendação dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca. O número equivale a apenas 3% da população do país.

Proporcionalmente, o Rio Grande do Sul agora aparece na liderança entre os estados que mais vacinaram seus habitantes com a primeira dose: 13,62% da população local.

Já o estado de São Paulo continua em primeiro entre aqueles que, em termos percentuais, mais aplicaram a segunda dose: 4,26% de seus habitantes.

Doria confirma liberação de insumos para produção da CoronaVac

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse hoje que o estado receberá 3.000 litros de insumos para a produção da CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac. O material recebido será utilizado para produzir cinco milhões de doses do imunizante e é a primeira remessa de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) prevista para o mês de abril.

O anúncio ocorre um dia após o Butantan anunciar a paralisação temporária do envase da CoronaVac por conta do atraso da chegada do IFA.

De acordo com a administração estadual, a matéria-prima, vinda da China, teve o embarque autorizado ontem e deve chegar ao Brasil até o dia 20 de abril, permitindo com que o Butantan complete a entrega de 46 milhões de doses para o PNI (Programa Nacional de Imunizações) até o final do mês.

"Tivemos a boa notícia ontem da autorização do embarque de mais três mil litros dos insumos do IFA para a produção da vacina do Butantan aqui nas instalações do instituto em São Paulo.", disse João Doria em vídeo na tarde de hoje.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!