Topo

Esse conteúdo é antigo

Sem 1ª dose, ao menos três capitais suspendem vacinação contra covid

Goiânia, Maceió e João Pessoa interrompem vacinação contra covid; Até ontem, Curitiba e Campo Grande também estavam sem doses - Marcelo Justo/UOL
Goiânia, Maceió e João Pessoa interrompem vacinação contra covid; Até ontem, Curitiba e Campo Grande também estavam sem doses Imagem: Marcelo Justo/UOL

Do UOL, em São Paulo

16/04/2021 17h10Atualizada em 16/04/2021 17h53

Com a escassez de vacinas contra covid-19, ao menos 3 capitais estão com a campanha de imunização suspensa. Enquanto João Pessoa aguarda o envio de remessas pelo Ministério da Saúde, Maceió e Goiânia receberam hoje o novo lote de vacinas, mas só devem retomar a aplicação da 1ª dose amanhã.

Em João Pessoa, a campanha de vacinação está suspensa desde a última quarta-feira, mas há previsão de chegada de novo lote de vacinas para amanhã, informou a Secretaria Municipal de Saúde ao UOL. O prazo foi dado pelo Ministério da Saúde.

Entre ontem e hoje, Maceió aplicou apenas a 2ª dose da vacina contra covid. Ao UOL, a Prefeitura da cidade informou que um novo lote de imunizantes chegou ao estado hoje, possibilitando a retomada da vacinação amanhã (17).

Em Goiânia, a aplicação da 1ª dose da vacina também ficou suspensa por dois dias, mas retoma amanhã --a cidade recebeu um novo lote de imunizantes pelo Ministério da Saúde. Idosos a partir de 62 anos podem agendar a vacinação pelo aplicativo da Prefeitura.

Capitais retomam a vacinação

Até ontem, a aplicação da 1ª dose também estava interrompida em Curitiba e em Campo Grande, mas com a entrega de vacinas pelo governo federal, ambas capitais puderem retomar a imunização de idosos.

A Prefeitura de Campo Grande informou que recebeu ontem uma remessa de 29.070 doses da CoronaVac e da AstraZeneca/Fiocruz. Com as novas doses, a aplicação da 1ª dose foi retomada para pessoas a partir de 61 anos.

Curitiba também anunciou hoje um novo cronograma para aplicação da 1ª dose da vacina em idosos. A capital decidiu usar o estoque reservado para a 2ª dose após a confirmação de chegada de um novo lote de vacinas pela Saúde.

"Como temos a informação do Ministério da Saúde de que um novo lote já está a caminho, vamos agilizar a aplicação da primeira dose. Quando a nova remessa chegar, faremos a reposição dos imunizantes reservados para a segunda dose", explicou a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Hoje, a vacina está sendo aplicada em pessoas com 66 anos completos, nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro, e no sábado (17) receberão a 1ª dose aqueles que têm 65 anos completos.