Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil tem 25,7 milhões de vacinados e aplica mais 2ª dose que a 1ª em 24h

Mais de 25,7 milhões de brasileiros já receberam pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19 - Lucas Lacaz Ruiz/Estadão Conteúdo
Mais de 25,7 milhões de brasileiros já receberam pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19 Imagem: Lucas Lacaz Ruiz/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/04/2021 20h09Atualizada em 16/04/2021 21h01

O Brasil atingiu nesta sexta-feira (16) a marca de 25,7 milhões de vacinados contra a covid-19. Até agora, 25.777.943 pessoas receberam pelo menos uma dose de imunizante contra a doença, o que corresponde a 12,17% da população do país.

Pela primeira vez desde 26 de fevereiro o número de vacinados com a segunda dose foi maior do que a aplicação da primeira dose. Nas últimas 24 horas, 317.845 pessoas foram imunizadas pela primeira vez, enquanto outras 576.392 receberam a segunda dose.

Os dados são do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

A situação é resultado de um represamento que vem ocorrendo em cidades do país. Desde quarta, algumas capitais interromperam a vacinação da primeira dose e estão dando apenas a segunda dose. Hoje, ao menos três capitais vivem essa situação: João Pessoa, Maceió e Goiânia.

No total, 9.134.959 pessoas receberam as duas doses de imunizante, seguindo a recomendação dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca. O número equivale a somente 4,31% da população brasileira.

Entre os estados, quem mais aplicou a primeira dose, em termos percentuais, até aqui é o Rio Grande do Sul: 16,54% de seus habitantes.

Já o estado de São Paulo lidera entre aqueles que, em termos percentuais, mais aplicaram a segunda dose: 6,18% da população local.

Sem 1ª dose, ao menos três capitais suspendem vacinação

Com a escassez de vacinas contra covid-19, ao menos 3 capitais estão com a campanha de imunização suspensa. Enquanto João Pessoa aguarda o envio de remessas pelo Ministério da Saúde, Maceió e Goiânia receberam hoje o novo lote de vacinas, mas só devem retomar a aplicação da 1ª dose amanhã.

Em João Pessoa, a campanha de vacinação está suspensa desde a última quarta-feira, mas há previsão de chegada de novo lote de vacinas para amanhã, informou a Secretaria Municipal de Saúde ao UOL. O prazo foi dado pelo Ministério da Saúde.

Entre ontem e hoje, Maceió aplicou apenas a 2ª dose da vacina contra covid. Ao UOL, a Prefeitura da cidade informou que um novo lote de imunizantes chegou ao estado hoje, possibilitando a retomada da vacinação amanhã (17).

Em Goiânia, a aplicação da 1ª dose da vacina também ficou suspensa por dois dias, mas retoma amanhã —a cidade recebeu um novo lote de imunizantes pelo Ministério da Saúde. Idosos a partir de 62 anos podem agendar a vacinação pelo aplicativo da Prefeitura.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!