Topo

Esse conteúdo é antigo

Paes libera permanência em praias do Rio de Janeiro durante dias úteis

Trabalho de ambulantes também está liberado durante dias úteis - Herculano Barreto Filho/UOL
Trabalho de ambulantes também está liberado durante dias úteis Imagem: Herculano Barreto Filho/UOL

Do UOL, em São Paulo*

23/04/2021 07h09Atualizada em 23/04/2021 11h28

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM-RJ), liberou a permanência de pessoas nas praias da capital fluminense durante os dias úteis. A atualização nas regras de restrição para o combate ao novo coronavírus foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da cidade.

As novas determinações entram em vigor amanhã, mas como a permanência na faixa de areia segue proibida nos sábados, domingos e feriados, o primeiro dia de praias liberadas será na próxima segunda-feira (26).

As atividades econômicas nas areias das praias, incluindo o comércio ambulante fixo, seguirão a mesma regra, com funcionamento permitido apenas em dias úteis. O estacionamento na orla da cidade, que estava proibido, volta a ser liberado todos os dias.

A praia fica liberada nos dias de semana. Aos finais de semana, apenas atividades esportivas
Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde

A nova medida também suspende o escalonamento de funcionamento de atividades não essenciais, com funcionamento permitido até as 22h para todas as atividades liberadas.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a fase é uma transição. "Se a gente perceber qualquer tipo de aglomeração em bares, restaurantes, áreas de lazer, obviamente vamos ter que retroceder com essa fase. Fica o nosso pedido para a população que utilize essas áreas com responsabilidade", disse.

A permanência em praias estava proibida desde o mês passado. Em abril, houve liberação de atividades físicas individuais e, posteriormente, esporte coletivo em um determinado horário. Agora,

Ao justificar a flexibilização, a prefeitura apontou a redução na procura de atendimento na rede básica de saúde do município.

"Houve mudança positiva, menor procura de atendimento nas UPAs e uma diminuição muito grande na fila de espera por internações. O pico chegou a mais de 700 pessoas e ontem (quinta-feira) à noite era de cerca de 30 pessoas. Estamos calibrando e ajustando para a atividade econômica voltar aos poucos", disse o secretário de Fazenda e Planejamento da cidade, Pedro Paulo.

Restrições

A abertura de boates, danceterias, salões de dança e casas de espetáculo segue proibida, assim como a realização de festas e eventos em espaços públicos e particulares. A restrição para a permanência em vias públicas das 23h às 5h também segue em vigor.

A atualização nas restrições ocorre em meio a uma decisão judicial liminar que autoriza, entre outras medidas, a liberação de boates e das praias. A PGM (Procuradoria Geral do Município) informou que iria recorrer da decisão e que a legislação municipal seguia vigente.

Com informações da Agência Reuters