Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil atinge 27,9 milhões de vacinados contra covid, 13,2% da população

Quase 28 milhões de pessoas já receberam ao menos uma dose de vacina contra a covid-19 no Brasil - Sandro Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Quase 28 milhões de pessoas já receberam ao menos uma dose de vacina contra a covid-19 no Brasil Imagem: Sandro Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/04/2021 20h12

O Brasil superou a marca de 27,9 milhões de vacinados contra a covid-19 nesta quinta-feira (22). Até o momento, 27.945.152 pessoas receberam pelo menos uma dose de vacina contra a doença —o que corresponde a 13,2% da população do país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

De ontem para hoje, 421.921 brasileiros receberam a primeira dose de imunizante. No mesmo período, a segunda dose foi aplicada em outros 391.056.

No total, 11.338.366 pessoas receberam as duas doses de vacina, conforme a recomendação dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca. O número corresponde a apenas 5,35% da população do país.

Proporcionalmente, o Rio Grande do Sul continua na liderança entre os estados que mais vacinaram sua população com a primeira dose: de seus habitantes: 17,46% de sua população.

O estado de São Paulo segue em primeiro lugar, em termos percentuais, entre aqueles que mais vacinaram com a segunda dose: 7,68% de sua população.

Conass alerta para escassez de vacinas para próximos dois meses no Brasil

O presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Carlos Eduardo Lula, alertou hoje para o cenário de "escassez" de vacinas contra a covid-19 nos próximos dois meses no Brasil, durante audiência pública promovida pelo Senado.

"Eu acho que a gente tem um cenário difícil, dificílimo. Para os próximos dois meses a gente deve ter um cenário de escassez de vacinas, isso é preciso ser dito. A gente não sabe o que vai acontecer com a Índia, onde há um recrudescimento muito grande da doença, que é o maior portador de IFA [Insumo Farmacêutico Ativo], a gente não sabe o que pode acontecer", disse Carlos Eduardo Lula.

Durante o encontro, Lula avaliou ainda que desde o início da pandemia há um grande conflito federativo no Brasil.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!