'Vão pagar penal e politicamente', diz Ciro sobre marca de 400 mil mortes
Do UOL, em São Paulo
29/04/2021 14h16
O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) afirmou, em mensagem no Twitter, que os responsáveis pelo que chama de genocídio vão "pagar penal e politicamente" pela marca de 400 mil mortes por covid-19 no Brasil, que foi atingida hoje.
Apontado como potencial candidato à presidência em 2022, Ciro é um crítico ferrenho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do governo. Ele não citou nomes, mas disse que a marca de 400 mil mortes é consequência de atitude "irresponsável".
Passamos de 400 mil mortes por consequência dessa atitude irresponsável, genocida e que não respeita sequer o luto das famílias. Garanto aos brasileiros que onde quer que eu esteja, nós vamos apurar os responsáveis por esse genocídio e eles vão pagar penal e politicamente.
-- Ciro Gomes (@cirogomes) April 29, 2021
Além de Ciro Gomes, diversos políticos e partidos se manifestaram sobre as 400 mil mortes, índice atingido pouco mais de 13 meses após o primeiro óbito confirmado.
Confira mais manifestações:
100 mil pessoas morreram em apenas 36 dias.
-- Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) April 29, 2021
Faleceram mais brasileiros nos 4 primeiros meses de 2021 do que em todo ano passado.
1 pessoa morre de covid a cada 89 segundos no Brasil.
O extermínio promovido por Bolsonaro está dando certo.
Familícia acima de tudo, genocídio acima de todos. Minha solidariedade aos mais de 400 mil brasileiros que perderam a vida por covid-19 e pelo descaso com o que o governo trata a pandemia. #impeachmentja
-- Manuela (@ManuelaDavila) April 29, 2021
Mais um ponto marcante na linha do tempo da pandemia no Brasil. Uma linha marcada por descaso e sabotagem, por medicamentos falsos e ineficazes, pelo negacionismo e irresponsabilidade com a vida da população. Nossa solidariedade às famílias das vítimas. #ForaBolsonaroGenocida pic.twitter.com/KXE5WNIv8u
-- Maria do Rosário (@mariadorosario) April 29, 2021
400 mil. Não é só um número. Não pode ser. Dentro da crença de cada um, rezem pelo conforto das famílias enlutadas. Fé para nos dar forças, ciência para nos salvar. É o único caminho.
-- Henrique Mandetta (@lhmandetta) April 29, 2021
São 400 mil vidas perdidas para um vírus cujo alcance pode ser evitado. Não há explicações para a falta de medidas efetivas de contenção da COVID-19. Se até agora Bolsonaro não demonstrou competência para lidar com esse morticínio, o que está faltando para o impeachment?
-- José Guimarães (@guimaraes13PT) April 29, 2021
400 MIL MORTOS!
-- Orlando Silva (@orlandosilva) April 29, 2021
CPI, IMPEACHMENT E CADEIA PARA O GENOCIDA E SEU BANDO!#BolsonaroNaCadeia
?? Com risco de mais uma onda de infecções, o Brasil chega à triste marca de 400 mil mortos por covid-19, uma tragédia impulsionada pelas omissões do governo federal. Força aos que sofrem com as consequências de tanto descaso! Sairemos dessa juntos.
-- Alessandro Molon (@alessandromolon) April 29, 2021
Ruim de administração e ruim de contas. Bolsonaro previu 800 mortes pela covid. Chegamos a 400 mil hoje, infelizmente. Bolsonaro está até agora 500 vezes errado. pic.twitter.com/Vk2gFhkMhs
-- PSDB (@PSDBoficial) April 29, 2021
São 100 mil novas mortes por covid-19 em pouco mais de um mês. Seguimos com o plano de vacinação atrasado e um governo que fala contra o isolamento social. Quantos mais vão precisar morrer? #ImpeachmentJá pic.twitter.com/PwR8lRpbZp
-- PDT 12 (@PDT_Nacional) April 29, 2021
400 MIL MORTES registradas oficialmente por coronavírus.
-- Ivan Valente (@IvanValente) April 29, 2021
Não são meros CPFs.
Nossos sentimentos a todos que perderam entes queridos. É uma tragédia sem precedentes que requer empatia e solidariedade.
No dia que o país ultrapassa a marca de 400 mil mortos pela COVID-19, Bolsonaro "trabalhará" apenas 1 hora. Hoje, membros do Parlamento Europeu acusaram Bolsonaro por crimes contra a humanidade. Não é difícil entender o pq. O Brasil se tornou um pária internacional. https://t.co/G3p4AxcHmd
-- Arlindo Chinaglia (@achinaglia) April 29, 2021
400 mil mortes pela Covid no Brasil. Há 37 dias, eram 300 mil. A política de Bolsonaro, com seu negacionismo e desumanidade, está dizimando os brasileiros. Até quando vamos conviver com este genocídio? #ForaBolsonaro pic.twitter.com/6CSPNBfDb9
-- PSOL 50 (@psol50) April 29, 2021
Há pouco + de um mês, eram 300 mil mortos. Hj já são 400 mil. O Brasil inteiro sente a dor de uma tragédia que poderia ter sido enfrentada e evitada com + agilidade na vacinação e uma postura de respeito à ciência. Minha solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos.
-- ACM Neto (@acmneto_) April 29, 2021
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.