Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil não aguenta se completar vacinação em dezembro, diz governador do PI

Wellington Dias diz que Brasil já "perdeu tempo demais" com imunização - MATEUS BONOMI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
Wellington Dias diz que Brasil já "perdeu tempo demais" com imunização Imagem: MATEUS BONOMI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

01/05/2021 13h22

O coordenador do Fórum Nacional de Governadores e chefe do executivo no Piauí, Wellington Dias (PT-PI), disse hoje que o "Brasil não aguenta" se a vacinação da população contra covid-19 for concluída apenas em dezembro deste ano.

A estimativa foi feita pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante reunião virtual na OMS (Organização Mundial de Saúde) ontem. Segundo Wellington Dias, é preciso antecipar a imunização.

"O Brasil já perdeu tempo demais na imunização do nosso povo. Países nas condições de laboratórios como o Brasil estão completando a imunização do seu povo neste mês de maio a junho", disse Wellington Dias.

O que falta mesmo é vacina e não vamos nos conformar em esperar esta meta para dezembro, o país não aguenta
Wellington Dias, governador do Piauí e coordenador do Fórum de Governadores

Wellington Dias ainda disse que o Fórum dos Governadores trabalhará pela imunização de cerca de 70% ou mais da população brasileira até julho ou agosto.

"Somente neste patamar teremos um ambiente para uma retomada segura da economia e recuperação do social. Por isto a nossa luta por mais vacinas. Um caminho seguro é a produção de IFA no Brasil pela Fiocruz, Butantan e União Química. Não vamos desistir desta meta", disse.

Ontem, Queiroga disse que é "possível garantir que até o fim de 2021 toda a população inteiramente vacinada". Até o momento estão sendo aplicados os imunizantes AstraZeneca/Oxford e CoronaVac, sendo que nesta semana começará a aplicação da Pfizer.

O Brasil alcançou ontem a marca de 31,6 milhões de vacinados contra a covid-19. No total, 31.667.346 pessoas receberam ao menos uma dose de imunizante contra a doença, o correspondente a 14,95% da população do país.

Deste total, 15.677.543 pessoas receberam as duas doses de vacina, de acordo com o que é recomendado pelos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca. O número equivale a apenas 7,4% da população nacional.

O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.