Topo

Esse conteúdo é antigo

BH amplia vacinação para trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades

Prefeitura de BH amplia a vacinação para profissionais de saúde e pessoas com comorbidades - Marcelo Justo/UOL
Prefeitura de BH amplia a vacinação para profissionais de saúde e pessoas com comorbidades Imagem: Marcelo Justo/UOL

Colaboração para o UOL

04/05/2021 12h06Atualizada em 04/05/2021 12h19

Com a chegada de doses das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer a Belo Horizonte, a prefeitura anunciou que vai ampliar a vacinação contra a covid-19. Nesta semana, trabalhadores da saúde acima de 18 anos, pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas serão incluídos no calendário de imunização.

Os profissionais de saúde devem ter se cadastrado no site da prefeitura até o último dia 28 de abril. Eles serão vacinados amanhã e quinta-feira (6). Já quem faz parte do grupo de risco deve ter feito o cadastro até ontem, e será imunizado na sexta-feira (7) e sábado (8).

Quem trabalha com atendimento de saúde deverá receber doses da AstraZeneca. Entre os requisitos para tomar a vacina está ter completado 18 anos ou mais até 31 de maio; não ter sido vacinado contra o coronavírus, ou qualquer outra doença nos últimos 15 dias; nem ter tido covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

A imunização deste grupo será feita em nove pontos fixos, de 7h30 às 16h30. Nos postos drive-thrus o atendimento é de 8h às 16h30. Os endereços estão disponíveis no site da prefeitura de BH. A relação de documentos necessários para a vacinação está disponível aqui. Caso o trabalhador cadastrado não compareça nos dias marcados, deve procurar um dos locais disponíveis nesta lista.

Pessoas com comorbidades

A vacina usada para imunizar pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas, será, preferencialmente, da Pfizer. Para ser vacinado, é preciso ter concluído o cadastro pelo site da prefeitura até ontem. Já as pessoas de 18 a 59 anos com deficiência permanente beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada) não precisam se cadastrar.

"O cadastro de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas será reaberto assim que a Secretaria Municipal de Saúde receber informações de novas remessas para vacinar esses grupos", diz a nota da prefeitura de BH.

Além disso, é preciso reunir documentos que comprovem a condição, como exames, receitas de medicamentos, relatório e/ou prescrição médica. A vacinação deste grupo começa na sexta-feira (7) e seguirá a ordem determinada pelo Ministério da Saúde, além de depender da quantidade de doses disponibilizadas pelo PNI (Programa Nacional de Imunização).

Entenda a ordem:

  • Fase 1
    pessoas com Síndrome de Down entre 18 e 59 anos;
    pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) de 18 a 59 anos;
    gestantes e puérperas com comorbidades, a partir de 18 anos;
    pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;
    pessoas com deficiência permanente beneficiárias do BPC de 55 a 59 anos.
  • Fase 2 (seguindo as faixas de idade: de 54 a 50 anos, 49 a 45 anos, 44 a 40 anos, 39 a 30 anos e 29 a 18 anos):
    pessoas com comorbidades;
    pessoas com deficiência permanente beneficiárias do BPC;
    gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes.