Covid: com 18 mortes em 7 dias, Araraquara tem pior semana desde março
A cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, voltou a registrar número alto de mortes por covid-19 em uma semana desde março, mês em que houve recorde de óbitos no mesmo período. Foram 18 mortes na semana de 26 de abril a 2 de maio — este último, o dia com mais óbitos, quatro no total.
O recorde anterior em uma semana era de 42 mortes, na primeira semana de março deste ano. Nas três semanas seguintes foram 39, 26 e 17 óbitos. Por isso, o número dos últimos sete dias gera um alerta para evitar cenários anteriores.
Março de 2021 segue como o mês mais letal da pandemia na cidade, com 124 mortes, de acordo com os boletins divulgados pela prefeitura. Em abril, esse número já caiu para 49.
Agora, em outra ação para conter o vírus, a prefeitura decidiu rastrear a transmissão do vírus para tentar manter a melhora nos indicadores da pandemia de covid-19 em meio à reabertura econômica. Para isso, está investindo em grupos de testes comunitários, rastreamento de surtos em estabelecimentos comerciais e até mapeamento do esgoto.
No último domingo (2), o boletim epidemiológico aponta que foram aplicados 55 testes em 18 estabelecimentos. Todos foram negativados.
Outra medida foi a implementação da testagem para covid-19 em barreiras sanitárias nas entradas da cidade para evitar que visitantes de outros municípios com coronavírus circulem.
Em fevereiro, como medida para conter a transmissão e os óbitos, o prefeito Edinho Silva (PT) decretou lockdown pof dez dias na cidade. A medida surtiu efeitos e reduziu o número de transmissões, casos positivos e óbitos.
Dados da prefeitura que comparam os indicadores entre o primeiro dia do lockdown, 21 de fevereiro, e o dia 11 de abril, 50 dias após o início do "fechamento" da cidade mostram que o número de casos confirmados em 15 dias caiu 66,2%: de 2.361 (de 7 de fevereiro a 21 de fevereiro), para 799 (de 30 de março a 11 de abril).
Últimos dados
Ontem, Araraquara registrou mais 11 casos positivos de Coronavírus, chegando a 19.128 no total, e mais uma morte. A cidade tem 190 pacientes internados com covid-19 (106 estão em enfermaria e 84, na UTI). Desses pacientes, 100 são de outras cidades. A taxa de ocupação é de 65% de leitos de enfermaria e 90% de UTI.
O óbito registrado nas últimas 24 horas é de uma mulher de 74 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede privada desde o dia 22 de abril.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.