Topo

Brasil chega a 35,2 milhões de vacinados contra covid, 16,64% da população

Mais de 35,2 milhões de pessoas já receberam pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19 no Brasil - Carla Cleto/Ascom Sesau
Mais de 35,2 milhões de pessoas já receberam pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19 no Brasil Imagem: Carla Cleto/Ascom Sesau

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/05/2021 20h04

Neste sábado (8), o Brasil alcançou a marca de 35,2 milhões de vacinados contra a covid-19. Até o momento, 35.235.949 brasileiros receberam pelo menos uma dose de imunizante contra a doença, o equivalente a 16,64% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, baseado nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Nas últimas 24 horas, 321.318 pessoas receberam a primeira dose da vacina. A segunda dose foi aplicada em outras 137.553 no mesmo período.

No total, 17.715.680 brasileiros receberam as duas doses de imunizante, conforme recomendação dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. O número corresponde a somente 8,37% da população do país.

Proporcionalmente, o Mato Grosso do Sul agora aparece na liderança entre os estados que mais vacinaram sua população com a primeira dose: 21,57% dos habitantes locais.

O estado de São Paulo continua à frente entre aqueles que, em termos percentuais, mais aplicaram a segunda dose: 10,35% de sua população.

Estado de SP tem mais de 400 mil faltosos da 2ª dose de vacina

Mais de 400 mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose das vacinas contra covid-19 no estado de São Paulo segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (veja a tabela acima).

Os dados consolidados até a última quinta-feira (6) mostram que 400.958 pessoas que já receberam a primeira dose dos imunizantes disponíveis ainda precisam completar a imunização com a segunda dose.

Esse total inclui 101.753 pessoas que tomaram a vacina da Fiocruz (Astrazeneca/Oxford) e outros 299.205 referentes à vacina do Butantan (Coronavac).

Cerca de metade das pessoas que se enquadram nestes públicos reside na Grande São Paulo, que registra 196.169 faltosos.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!