Topo

Esse conteúdo é antigo

Após campanha, Botucatu lidera ranking de maior cobertura de vacina em SP

Moradores de Botucatu receberam o imunizante contra a covid-19 da Oxford/Astrazeneca - Vitor Orsola/Estadão Conteúdo
Moradores de Botucatu receberam o imunizante contra a covid-19 da Oxford/Astrazeneca Imagem: Vitor Orsola/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL, em Alagoas

18/05/2021 14h38

A cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, distante a mais de 230 km da capital, se tornou o município com a maior cobertura vacinal da primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus em todo o estado, após campanha de vacinação em massa realizada no último final de semana.

De acordo com dados do ranking de vacinação do governo de São Paulo, o município lidera em percentual da população vacinada: até o momento foram imunizadas 103.100 pessoas com a primeira dose do imunizante, num total de 69,6% da população, estimada em cerca de 148 mil habitantes.

A cidade de Botucatu adotou a vacinação em massa como parte de um estudo para testar a efetividade da vacina Oxford/AstraZeneca na população adulta quando aplicada em um grande número de pessoas de uma vez só, e apenas no último domingo foram vacinados mais de 66 mil moradores com a primeira aplicação.

Na ocasião, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, marcou presença e disse que o momento exige união da população local para o experimento funcionar.

Segundo a prefeitura de Botucatu, a pretensão é de que cerca de 80 mil habitantes, com idades entre 18 e 60 anos, sejam vacinados com o imunizante Oxford/AstraZeneca, e de que eles sejam avaliados por um período de oito meses.

Ranking

Com a campanha de vacinação em massa, Botucatu saltou para a primeira posição no ranking de vacinação do governo estadual. Logo atrás, na segunda posição, está a cidade de Serrana, onde a população também foi submetida a um experimento semelhante, mas para avaliar a vacina CoronaVac, imunizante desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Até o momento, Serrana vacinou com a primeira dose 30.081 moradores, o que equivale a 65,9% da população total, estimada em 45.644 habitantes. Em terceiro lugar, aparece Turmalina com 46,2% da população imunizada - o município tem 1.696 moradores, dos quais 784 receberam a primeira dose. Já a cidade de São Paulo vacinou até o momento 2.720.049 habitantes, de um total de 12.325.232, o equivalente a 22,1% dos moradores da capital.