Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil atinge 41 milhões de vacinados contra covid, 19,41% da população

Brasil alcançou a marca de 41 milhões de vacinados contra a covid-19 - Sandro Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Brasil alcançou a marca de 41 milhões de vacinados contra a covid-19 Imagem: Sandro Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/05/2021 20h06

Nesta quinta-feira (20), o Brasil chegou à marca de 41 milhões de vacinados contra a covid-19. Até aqui, 41.097.928 pessoas receberam pelo menos uma dose de vacina contra a doença, o que representa 19,41% da população nacional. Os números foram levantados pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

A primeira dose de vacina foi aplicada em 732.682 brasileiros entre ontem e hoje. No mesmo período, outros 299.572 receberam a dose de reforço.

No total, 20.208.975 pessoas receberam as duas doses de vacina, conforme a recomendação dada pelos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. O número corresponde a 9,54% da população do país.

O Rio Grande do Sul segue como o estado que, proporcionalmente, mais vacinou sua população com a primeira dose: 24,92% de seus habitantes.

Em termos percentuais, Mato Grosso do Sul aparece como aquele que mais aplicou a segunda dose: 11,54% de sua população.

China vai liberar insumos para 16,6 mi de doses de vacinas, diz embaixador

O embaixador da China em Brasília, Yang Wanming, disse hoje que a China vai liberar ao Brasil lotes de IFA (ingrediente farmacêutico ativo), o insumo para vacinas contra a covid-19, suficientes para produzir 16,6 milhões de imunizantes contra o novo coronavírus.

"Na conversa com o Fórum dos Governadores [realizada hoje[, informei a liberação dos novos lotes de IFA para produzir, no total, 16,6 milhões de doses da CoronaVac e [da] vacina [da] AstraZeneca, que chegarão no Brasil nos próximos dias", anunciou no Twitter.

Contatados pelo UOL, tanto a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) como o Instituto Butantan disseram que não possuem previsão de chegada de novos lotes de insumos para vacinas contra o novo coronavírus, além do que já fora anunciado nesta semana. Portanto, a quantidade de IFA divulgada pelo embaixador deve ser utilizada nos cerca de 17 milhões de doses a serem envasadas pelas duas instituições.

Na última segunda-feira (17), a Fiocruz disse que, no próximo sábado (22), deve receber lotes de insumos suficientes para produzir 12 milhões de doses da vacina da AstraZeneca, quantidade menor que as 18 milhões anunciadas pelo Ministério da Saúde no mesmo dia, mais cedo.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!