Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Rio anuncia volta da vacinação de profissionais da educação

Os secretários de Saúde, Daniel Soranz, e de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha - Reprodução/Youtube
Os secretários de Saúde, Daniel Soranz, e de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha Imagem: Reprodução/Youtube

Rai Aquino

Colaboração para o UOL, no Rio

21/05/2021 08h43Atualizada em 21/05/2021 09h47

A Prefeitura do Rio anunciou hoje a retomada da vacinação dos profissionais de educação contra o novo coronavírus. De acordo com calendário divulgado, na próxima semana serão imunizadas as pessoas de 49 a 45 anos que trabalham no setor.

A vacinação para os profissionais da educação contra a covid-19 na capital fluminense foi suspensa no dia 6, após o STF (Supremo Tribunal Federal) suspender uma liminar do TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio) que autorizava a inclusão de vários profissionais entre as prioridades de vacinação no estado.

Na ocasião, a Defensoria Pública estadual alegou que não houve motivação técnica para a antecipação da imunização das categorias e que a vacinação desses grupos poderia colocar em risco a imunização das pessoas com comorbidade.

"A determinação do STF recomenda que se a gente for alterar o calendário do PNI (Programa Nacional de Imunizações) que nós façamos uma justificativa com base em um critério científico. A gente não está alterando o calendário, a gente está seguindo o calendário e está avançando o calendário normalmente", disse o secretário Municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, na divulgação do 20° boletim epidemiológico da Covid-19.

O secretário afirmou que a prefeitura elaborou uma nota técnica para retomar a vacinação dos profissionais da educação, mas não deu detalhe do seu teor. Além dos professores, serão imunizados outros trabalhadores do setor, como merendeiras, diretores, secretários escolares e terceirizados.

Também na recomendação (do STF), estava previsto que a gente tivesse vacina reservada para o grupo de comorbidade, que é um grupo bastante sensível, e a gente tem vacina para esse grupo. Então, é bastante possível a gente estar seguindo o calendário normalmente, como seguem os outros estados, os outros países, sem passar ninguém na frente
Daniel Soranz

No início do mês, além dos profissionais da educação, o STF também determinou que fossem suspensas a vacinação de motoristas e cobradores de ônibus e do transporte escolar, e trabalhadores dos serviços de limpeza urbana. Para esses últimos grupos, no entanto, ainda não há a previsão de retorno da aplicação da vacina.

Vacinação da população em geral mantida

Além de anunciar a retomada da vacinação dos profissionais da educação, a prefeitura divulgou que vai começar na próxima semana a imunização da população de rua e de presos. A ordem da aplicação das doses nesses grupos também seguirá o critério de idade, mas não foram divulgados calendários para eles.

Sobre a população geral, o secretário de Saúde manteve a data de início da vacinação das pessoas com menos de 60 anos a partir do dia 31. A expectativa da prefeitura é imunizar todos os cariocas acima de 18 anos até 23 de outubro.

"Não tem alteração no calendário das pessoas de 59 anos. Independente da inclusão desses grupos (profissionais da educação, pessoas em situação de rua e presos)... as pessoas de 59 anos, no geral, mulheres já começam no dia 31 de maio e homens no dia 1º de junho. Está mantido o calendário de pessoas por idade, a partir do mês de junho", enfatizou Soranz.

Levantamento feito pelo UOL, no entanto, revela que a Prefeitura do Rio só vai cumprir a meta de vacinar todos os adultos até outubro se a média diária de vacinação na cidade aumentar em ao menos 47%.