Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: São Paulo inicia amanhã controle sanitário no aeroporto de Congonhas

Ações no aeroporto de Congonhas serão realizadas na área de desembarque de passageiros - Carol Coelho/Getty Images
Ações no aeroporto de Congonhas serão realizadas na área de desembarque de passageiros Imagem: Carol Coelho/Getty Images

Colaboração para o UOL

26/05/2021 19h00

A Prefeitura de São Paulo começa amanhã um controle sanitário na área de desembarque do aeroporto de Congonhas. A medida visa evitar a entrada e disseminação da variante indiana do coronavírus - identificada como B.1.617.2 - na cidade. As equipes atuarão de 7h às 23h.

A ação será estruturada nas proximidades da área de desembarque, na lateral esquerda da área. Durante a saída dos passageiros, serão dadas orientações no combate à covid-19, além de informações sobre as novas cepas - em especial sobre a variante indiana.

Caso algum viajante apresente sintomas, ele será encaminhado imediatamente para a UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Aeroporto - Doutor Massaki Udihara. Localizada a cerca de 900 metros do local, o transporte será feito por uma ambulância da rede municipal. De acordo com o o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a capital tem 30 quartos de hotel reservados para encaminhar os passageiros sintomáticos para realizar o isolamento.

A decisão foi tomada após uma reunião entre membros da secretaria municipal de Saúde, da Infraero e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no próprio aeroporto. Estiveram presentes o secretário municipal Edson Aparecido e especialistas e técnicos da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde) da secretaria; o superintendente da Infraero, João Márcio Jordão, e o gerente de gestão operacional, Frits Harald Brems; a coordenadora regional da Anvisa em São Paulo, Carina Oura; entre outros representantes da agência.

Governo de SP exige exame realizado 72h antes do embarque

O governo de São Paulo também tem buscado medidas para conter a entrada e disseminação da variante indiana no estado. Por isso, passará a exigir que passageiros vindos de áreas que possuam registro de transmissão de variantes de atenção apresentem exame de coronavírus negativo, realizado nas 72h anteriores ao embarque. Os países incluídos na lista são Índia, Reino Unido, Irlanda do Norte e África do Sul.

Além disso, os viajantes deverão preencher uma autodeclaração com endereço completo e telefone para contato, além de realizar isolamento monitorado pela autoridade de Vigilância Epidemiológica do município. Outras medidas, como realização de RT-PCR no laboratório do aeroporto para aqueles que não apresentarem um exame válido, bem como impedimento de embarque, também estão previstos.

Variante indiana

De acordo com um relatório divulgado hoje pela OMS (Organização Mundial de Saúde), a variante indiana B.1.617.2 já foi oficialmente detectada em pelo menos 53 países e territórios. No Brasil, os primeiros casos foram registrados no Maranhão, na última quarta-feira (20). Os contaminados são seis tripulantes do navio Shandong da ZHI, que veio da África do Sul para São Luís.

Hoje, o Instituto Adolfo Lutz identificou o primeiro caso registrado em São Paulo. Um homem que veio da Índia e desembarcou no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, e não esperou o resultado do exame - realizado em um laboratório particular - para viajar ao Rio de Janeiro.

Ceará, Pará, Minas Gerais e Espírito Santo também monitoram casos suspeitos. Confira os casos confirmados e investigados no país.