Brasil chega a 44,8 milhões de vacinados contra covid, 21,17% da população
Nesta sexta-feira (28), o Brasil chegou à marca de 44,8 milhões de vacinados contra a covid-19. No total, 44.827.770 pessoas receberam pelo menos uma dose de vacina contra a doença, o que representa 21,17% da população do país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.
A primeira dose de imunizante foi aplicada em 891.763 brasileiros entre ontem e hoje. No mesmo período, outros 319.669 receberam a dose de reforço.
Até o momento, 21.954.622 pessoas receberam as duas doses de vacina, conforme a recomendação dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. O número corresponde a 10,37% da população nacional.
Proporcionalmente, o estado que mais aplicou a primeira dose de vacina em seus habitantes continua sendo o Mato Grosso do Sul, com 27,83% da população local.
O Rio Grande do Sul permanece à frente entre os estados que, em termos percentuais, mais aplicaram a segunda dose: 12,93% de seus habitantes.
Embaixador chinês mostra agradecimento da Fiocruz por liberação de IFA
O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, divulgou hoje uma carta que recebeu da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), agradecendo a ele pela liberação de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para a produção da vacina da AstraZeneca no Brasil.
A mensagem é assinada pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade. Nela, a dirigente agradece o empenho do embaixador para a vinda de insumos do país asiático ao Brasil.
No texto, Nísia aproveita para reforçar os "laços de cooperação científica entre a Fiocruz e instituições chinesas".
"De acordo com a carta que a Fiocruz me endereçou, o IFA produzido no laboratório chinês WuXi Biologics, que vem recebendo desde fevereiro de 2021, garantirá a entrega de 100,4 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz ao Programa Nacional de Imunizacões do Brasil", o embaixador comentou, ao postar a carta em seu perfil no Twitter.
Veículos se unem pela informação
Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.
O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.
Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.