Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil chega a 45,2 milhões de vacinados contra covid, 21,36% da população

Brasil vacinou pouco mais de 120 mil pessoas contra a covid-19 neste domingo - Divulgação/Governo de São Paulo
Brasil vacinou pouco mais de 120 mil pessoas contra a covid-19 neste domingo Imagem: Divulgação/Governo de São Paulo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/05/2021 20h04Atualizada em 31/05/2021 16h50

Neste domingo (30), o Brasil alcançou a marca de 45,2 milhões de vacinados contra covid-19. No total, 45.233.638 pessoas receberam ao menos uma dose de vacina contra a doença, o correspondente a 21,36% da população do país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Entre ontem e hoje, 92.205 brasileiros receberam a primeira dose de vacina. A dose de reforço foi aplicada em outros 30.531 no mesmo período.

Até o momento, 22.063.266 pessoas receberam as duas doses de imunizante, de acordo com o que foi recomendado pelos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. O número equivale a 10,42% da população nacional.

Evolução da aplicação de primeiras doses de vacina contra a covid-19 no País - Arte/UOL - Arte/UOL
Evolução da aplicação de primeiras doses de vacina contra a covid-19 no País
Imagem: Arte/UOL
Evolução da aplicação de segundas doses de vacina contra a covid-19 no País - Arte/UOL - Arte/UOL
Evolução da aplicação de segundas doses de vacina contra a covid-19 no País
Imagem: Arte/UOL

Proporcionalmente, o estado que mais vacinou sua população com a primeira dose continua sendo o Mato Grosso do Sul: 28,8% de seus habitantes.

O Rio Grande do Sul se mantém à frente entre os estados que, em termos percentuais, mais aplicaram a segunda dose de vacina: 13,06% da população local.

Butantan testa isolamento eficiente em duas cidades do interior paulista

As cidades de Batatais e Taquaritinga, no interior paulista, vão ser alvo de um projeto do Instituto Butantan, que pretende testar, rastrear e monitorar a transmissão local da covid-19. O projeto, chamado de Isolamento Inteligente, começou ontem em Batatais e terá início na próxima quinta-feira (3), em Taquaritinga.

Para o projeto, o Butantan vai fornecer testes rápidos de antígeno e de RT-qPCR, que serão distribuídos para as unidades básicas de saúde (UBSs). Os testes serão aplicados em pacientes sintomáticos ou assintomáticos que tiveram contato com pessoas com diagnóstico confirmado de covid-19.

"A testagem é uma estratégia muito importante que, associada ao rastreamento de contatos, pode otimizar o isolamento correto das pessoas que testaram positivo para a doença, de modo que o vírus não circule na cidade. A ideia é democratizar o acesso à saúde e gerar impactos positivos no combate à pandemia em Batatais", disse a secretária da Saúde de Batatais, Bruna Toneti. O município está em lockdown desde o dia 15 deste mês. A medida termina amanhã.

Todas as informações coletadas nos testes serão integradas à plataforma Tainá/Global Health Monitor. Por meio desse aplicativo, os moradores dos dois municípios vão receber os resultados dos testes, além de dicas de prevenção, endereço de hospitais mais próximos e mapas de risco.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!