Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Itapevi e Ribeirão Pires vacinam profissionais de educação jovens

Vacinação inclui todos os trabalhadores do ambiente escolar, não apenas professores - JURANIR BADARÓ/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Vacinação inclui todos os trabalhadores do ambiente escolar, não apenas professores Imagem: JURANIR BADARÓ/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Rafael Bragança e Sara Baptista

Do UOL, em São Paulo

01/06/2021 16h57

As cidades de Itapevi e Ribeirão Pires, ambas na grande São Paulo, começaram hoje a vacinar contra a covid-19 os profissionais da educação mais jovens, que já não tenham se enquadrado em critérios etários anteriores.

Visando possibilitar o retorno às aulas presenciais com maior segurança, nos dois municípios, esta fase da vacinação atinge não apenas os professores, mas todos os trabalhadores do ambiente escolar.

Tanto em Itapevi quanto em Ribeirão Pires, a vacinação acontece com o imunizante de Oxford/AstraZeneca.

Ribeirão Pires começou a imunizar hoje os profissionais da rede municipal de ensino que tenham entre 46 e 35 anos de idade. Amanhã, será feita a vacinação dos trabalhadores desta rede entre 34 e 18 anos.

Já na quinta-feira está prevista no município a imunização de profissionais da educação entre 18 e 46 anos das redes estadual e particular. Os profissionais da área com mais de 46 anos já foram vacinados em outra etapa do plano de imunização.

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires informou que há cerca de 1.600 trabalhadores neste grupo e a previsão é que todos recebam a primeira dose da vacina nestes três dias. A partir de sexta, deve ter início a imunização de um novo grupo, ainda não definido.

Vacinação em Itapevi é para rede municipal

Diferente de Ribeirão Pires, Itapevi está vacinando apenas os profissionais da rede municipal de ensino e, por enquanto, não tem previsão de quando a imunização avançará para incluir também as redes estadual e particular.

Hoje, estão recebendo a vacina os profissionais com mais de 40 anos. A partir de amanhã serão incluídos também os trabalhadores que tenham a partir de 18 anos de idade.

Em Itapevi, a retomada das aulas presenciais está prevista para o dia 21 de junho, com 50% das turmas. Neste momento, a presença na escola será facultativa e os alunos com comorbidades continuarão obrigatoriamente à distância.

Antes, o retorno estava programado para acontecer no dia 10 de maio. A data, porém, foi suspensa após a realização de uma pesquisa com a população e os profissionais da área.