PUBLICIDADE
Topo

Coronavírus

Conteúdo publicado há
8 meses

Mato Grosso do Sul busca ajuda de outros estados por leitos de UTI

Lista de espera por um leito no Mato Grosso do Sul é de 278 pessoas, segundo Secretaria Estadual de Saúde - Getty Images
Lista de espera por um leito no Mato Grosso do Sul é de 278 pessoas, segundo Secretaria Estadual de Saúde Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL

02/06/2021 20h01Atualizada em 02/06/2021 20h01

O Mato Grosso do Sul está sem leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e terá que buscar ajuda de outros estados. A lista de espera por um leito é de 278 pessoas, segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Rondônia já disponibilizou 10 leitos de UTI e um paciente saiu da cidade de Bonito (MS) para ser atendido em Porto Velho (RO) hoje cedo.

"Aceitamos a oferta de Rondônia e vamos aceitar também a ajuda humanitária que nos foi oferecida pelo Estado do Espírito Santo", disse o secretário de saúde do MS Geraldo Resende, segundo nota publicada no site da SES.

Resende ainda chamou a atenção para a falta de colaboração de cidadãos: "Parece que houve um desapego à vida, tamanho descaso com as regras sanitárias mais básicas".

Na rede hospitalar estão internados 1.307 pacientes, sendo 759 em leitos clínicos (583 públicos e 176 privados) e 548 em leitos de UTI (417 públicos e 131 privados). O número é menor do que o registrado ontem, recorde da pandemia, devido a casos que vieram a óbito.

Mato Grosso do Sul apresenta uma taxa de contaminação referente à covid-19 de 1,12, segundo boletim epidemiológico da SES.

Coronavírus