Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministério da Saúde distribuiu 100 milhões de doses de vacina contra covid

Ministério da Saúde diz que distribuiu 100 milhões de doses da vacina contra covid-19, mas Brasil tem apenas 68,5 milhões de vacinados com ambas as doses - Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Ministério da Saúde diz que distribuiu 100 milhões de doses da vacina contra covid-19, mas Brasil tem apenas 68,5 milhões de vacinados com ambas as doses Imagem: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

02/06/2021 10h43Atualizada em 02/06/2021 11h29

O Ministério da Saúde anunciou hoje que distribuiu 100 milhões de doses de vacina contra a covid-19. O dado, entretanto, não se reflete no número de vacinados: são 68.599.107 de vacinados com as duas doses desde janeiro.

Segundo a pasta, o número de vacinas distribuídas foi alcançado nesta manhã. Também foi informado que, em junho, serão entregues mais de 40 milhões de novas doses, superando o recorde de maio, quando 33 milhões de doses foram distribuídas aos municípios.

Apesar do número, a média diária de aplicação de doses em maio foi menor do que a de abril. Foram 662.600 por dia contra 822.300 no mês anterior, queda de cerca de 19%.

Em junho, ressalta o Ministério da Saúde, a Fiocruz inicia a produção nacional da AstraZeneca/Oxford. Outras 600 milhões de doses de vacinas estão previstas para chegar ao Brasil até o final de 2021.

"A quantidade é suficiente para imunizar toda a população acima de 18 anos de idade", informou em nota.

Para o ex-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e médico sanitarista, Gonzalo Vecina Neto, falta coordenação nacional para que todos os municípios acompanhem o PNI (Plano Nacional de Imunização).

"Os municípios estão tendo que tomar decisão e é óbvio que uns tomam decisões corretas e outros tomam decisões absurdas. Estamos vivendo um clima de barata voa, uma balbúrdia federal por falta de governo federal e do Ministério da Saúde", disse Vecina ao UOL News.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado na primeira versão deste texto, o Brasil não aplicou 46,2 milhões de doses de vacinas no total, e sim, 68,6 milhões. O primeiro número refere-se apenas ao número de vacinados com a primeira dose. A informação já foi corrigida.