Topo

Rio de Janeiro faz repescagem de vacinação para pessoas com comorbidades

Vacinação contra covid-19 realizada no CMS Clementino Fraga, na zona norte do Rio de Janeiro - JURANIR BADARó/ESTADÃO CONTEÚDO
Vacinação contra covid-19 realizada no CMS Clementino Fraga, na zona norte do Rio de Janeiro Imagem: JURANIR BADARó/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, no Rio

04/06/2021 04h00

O Rio de Janeiro faz neste sábado (5) o primeiro dia de repescagem para pessoas com comorbidades ou deficiências que não tomaram a primeira dose da vacina contra covid-19.

De acordo com a estimativa da Prefeitura do Rio, 35% das pessoas aptas a receber a vacinas prioritariamente não buscaram os postos de vacinação até o último sábado (29), última data prevista no calendário.

Ainda não há datas futuras para repescagem, mas a previsão é que ela aconteça sempre aos sábados. De todo modo, a recomendação é para quem se encaixar nas categorias prioritárias buscar os postos já neste sábado.

A prefeitura fez uma estimativa de 750.914 moradores com comorbidades no município do Rio. Entretanto, foram aplicadas a 1ª dose em apenas 494.091. No total, a cidade já aplicou a 1ª dose em aproximadamente 2,1 milhões de pessoas.

O calendário estipulado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) prevê que todos os adultos com mais de 18 anos sejam vacinados até outubro. A meta será cumprida caso a cidade consiga vacinar ao menos 25 mil cariocas por dia.

Vacinação por idade continua

Além da repescagem de sábado, o Rio continua o calendário por idade na próxima segunda-feira (7): pessoas de 57 e 56 anos serão vacinadas, com um dia para homens, outro para mulheres para cada idade.

A prefeitura também definiu que toda quarta-feira e sábado será dia de repescagem para a vacinação por idade.

Na quarta-feira (2), o Rio também anunciou que irá vacinar todos os profissionais de educação em um só dia: 9 de junho. Profissionais de 18 a 42 anos poderão se vacinar em qualquer posto, desde que apresentem um contracheque ou uma declaração da instituição de ensino em que trabalha.

Profissionais da educação do ensino superior e profissionalizante se vacinam nos mesmos moldes, mas no dia 16 de junho. A repescagem para os dois grupos acontece no dia 23 de junho.