Topo

Esse conteúdo é antigo

Queiroga anuncia 5% mais vacinas ao estado do RJ para conter variante delta

"Seguimos trabalhando forte para acelerar a vacinação em todo o Brasil", reforçou o ministro da Saúde - Adriano Machado/Reuters
"Seguimos trabalhando forte para acelerar a vacinação em todo o Brasil", reforçou o ministro da Saúde Imagem: Adriano Machado/Reuters

Do UOL, em São Paulo

07/08/2021 18h16Atualizada em 07/08/2021 19h29

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou hoje que o estado do Rio de Janeiro vai receber 5% mais doses de vacinas contra a covid-19. O objetivo, disse o ministro, é conter o avanço da variante delta do coronavírus, ainda mais transmissível que as anteriores.

"Seguimos trabalhando forte para acelerar a vacinação em todo o Brasil. Hoje pela manhã, definimos que o estado do Rio de Janeiro receberá 5% a mais de vacinas contra a covid-19 para conter o avanço da variante delta no estado", escreveu Queiroga em uma rede social.

Nesta semana, entregamos mais de 994,4 mil doses ao estado do Rio de Janeiro. A última entrega foi realizada ontem, com mais de 690 mil doses. Desde o início da campanha, já enviamos mais de 15 milhões de doses para o estado do Rio.
Marcelo Queiroga, ministro da Saúde

Apesar de falar sobre o estado do Rio, governado por Cláudio Castro (PL), o ministro marcou o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), na publicação.

Na última quarta-feira (4), o governo do Rio de Janeiro pediu ao Ministério da Saúde um acréscimo de 15% nos lotes de vacinas contra a covid-19 enviados ao estado, também como forma de conter o avanço da variante delta.

No documento, ao qual o UOL teve acesso por meio do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, afirma que a delta "já é a segunda variante predominante no estado, sendo identificada pela última rodada de análises genômica em mais de 30 municípios nas nove regiões de saúde".

Capital reclama de falta de doses

Mais cedo, o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, havia dito que a capital fluminense corre o risco de interromper novamente o calendário de vacinação contra a covid-19 na semana que vem, caso o governo federal não liberasse novas doses. Segundo ele, o município aguarda remessas de CoronaVac e Pfizer, cujo envio depende do Ministério da Saúde.

"Caso não se confirme, teremos que suspender o avanço do calendário para a aplicação de primeiras doses na próxima segunda-feira [9]", alertou Soranz.

A cobrança por mais vacinas oi reforçada pelo prefeito Eduardo Paes.

"Mais uma vez, fazemos esse apelo ao Ministério da Saúde. Soube inclusive que tem um monte de CoronaVac do [Instituto] Butantan estocada por lá. 'Bora' distribuir. Só 5% dos internados no Rio tomaram vacina. Ou seja, elas funcionam e salvam vidas", pediu.