Chefe de pesquisa da CoronaVac, Ricardo Palacios pede demissão do Butantan
O médico e diretor de pesquisa clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palacios, pediu demissão hoje do laboratório paulista após uma "reestruturação" anunciada pela direção. O desligamento, anunciado pelo Butantan, foi confirmado pelo UOL com o pesquisador.
Segundo o instituto, "houve uma reestruturação na área de ensaios clínicos. Diante disso, o então diretor, Ricardo Palacios, pediu afastamento do cargo".
O laboratório não deu detalhes sobre a reestruturação e disse que ainda não há decisão sobre quem será o substituto do cientista porque a área de pesquisa clínica será "redesenhada" para um novo formato — sem detalhar também o que mudará,
De acordo com o Butantan, o processo aconteceu "dentro da normalidade, sem nenhum prejuízo ao departamento ou aos estudos que estavam sob a responsabilidade do cientista".
Palacios foi o responsável por chefiar e conduzir os testes e pesquisas clínicas das vacinas contra a covid-19 CoronaVac e Butanvac. Em entrevista ao UOL em abril, Palácios também contou que estava dirigindo os ensaios clínicos de uma vacina contra a dengue.
Foi ele também quem coordenou o estudo de Serrana, onde a população maior de 18 anos foi vacinada para testar o comportamento do novo coronavírus diante de uma sociedade imunizada com a vacina CoronaVac.
O médico trabalhava no Instituto Butantan desde 2011, quando entrou no laboratório paulista para ajudar no desenvolvimento de uma vacina contra o H1N1.
Colombiano nascido em Bogotá, ele estudou medicina na Universidad Nacional de Colombia em 1995. Veio para o Brasil em 2002 para dar sequência aos trabalhos como pesquisador na Universidade Federal de São Paulo. No país, também fez especializações na área biomédica na USP (Universidade de São Paulo).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.