PUBLICIDADE
Topo

Coronavírus

Conteúdo publicado há
11 meses

RJ: Grupo recebe vacina contra a pólio em vez de dose contra a covid-19

Erro foi identificado pela própria servidora que aplicou as doses; ao todo, 44 pessoas receberam vacina contra a pólio - iStock
Erro foi identificado pela própria servidora que aplicou as doses; ao todo, 44 pessoas receberam vacina contra a pólio Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

19/08/2021 14h14Atualizada em 19/08/2021 14h15

Em São João da Barra, no interior do Rio de Janeiro, 44 pessoas entre 21 e 44 anos receberam equivocadamente doses contra a poliomielite quando deveriam ter recebido, na verdade, a vacina contra a covid-19.

O fato foi tornado público ontem pela Secretaria de Saúde do município. De acordo com a pasta, "uma servidora da unidade admitiu ter se confundido no momento de separar os frascos".

"Assim que percebeu o erro, ela suspendeu a aplicação da vacina e comunicou ao setor responsável", disse a pasta, em nota. As 44 pessoas que receberam erroneamente a vacina contra a pólio tomarão o imunizante certo dentro de 15 dias, segundo a Prefeitura de São João da Barra.

Ainda na nota, o Executivo municipal disse que a vacina contra a pólio não possui efeitos colaterais e nem tem contraindicação para mulheres lactantes.

"Ela (vacina contra a poliomielite) é aplicada em crianças e não há necessidade de aplicação em adultos, somente em casos de deslocamento para países com o surto da doença", esclareceu a Secretaria de Saúde.

O caso ocorreu na unidade básica Nova São João da Barra, segundo a prefeitura, que ainda disse que solicitará ao governo do Rio de Janeiro a reposição de doses de vacinas contra a poliomielite.

Coronavírus