SP aplica 766 mil doses em 24 h e bate recorde, mas AstraZeneca ainda falta
O estado de São Paulo aplicou anteontem 766.922 doses de vacina contra covid-19 e bateu recorde de doses aplicadas em um único dia. A marca foi atingida mesmo com o "apagão" de vacinas da AstraZeneca —metade dos postos não tem o imunizante disponível para a segunda dose.
Mais de 70% das vacinas aplicadas no dia do recorde são de segunda dose. Segundo o governo estadual, foram registradas 49 mil doses a mais que o recorde anterior, de 13 de agosto (717.848).
Às 8h31 de hoje, o Vacinômetro marcava mais de 55,30 milhões de doses aplicadas desde o início da campanha. São 35,2 milhões de aplicações de primeira dose, 18,9 milhões de segunda dose das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, além de 1,14 milhões de doses únicas com o imunizante da Janssen.
Falta AstraZeneca nos postos
O governo de São Paulo diz ser responsabilidade do Ministério da Saúde o que chamou de "apagão" de vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca e cobrou o envio imediato de mais 1 milhão de doses ao estado.
O Ministério da Saúde argumenta que as doses já foram enviadas, mas que o estado as usou como primeira dose, em desacordo às recomendações do PNI (Programa Nacional de Imunizações).
Diante da falta de doses, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo abriu a possibilidade de aplicar a vacina da Pfizer na segunda dose em quem tomou a da AstraZeneca na primeira. Para tanto, porém, também é necessário que o Ministério da Saúde envie mais doses da Pfizer ao estado para, assim, "suprir esta demanda e concluir os esquemas [vacinais]".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.