Topo

Esse conteúdo é antigo

Drauzio: Carnaval ano que vem é erro, porque a covid-19 'não acabou'

Colaboração para o UOL

27/09/2021 12h34

O médico e escritor Drauzio Varella avaliou que o Brasil está em uma situação melhor quando se trata do coronavírus, com número de mortes mais baixo do que meses atrás. No entanto, o médico disse que não é hora de relaxar e o país não está pronto para ter grandes aglomerações.

"Não estamos em situação ideal, mas estamos um pouco melhor. 500 mortes por dia ainda é muito. A epidemia não acabou e nem vai acabar, não vai ter Carnaval ano que vem, se tiver está errado, porque corremos risco de repiques", afirmou ao UOL News e lembrou de quando os óbitos diários chegavam a mais de mil.

Além disso, Drauzio defendeu a necessidade de todos continuarem usando máscara e tomando outros cuidados. "Temos que pensar: a epidemia sumiu? Não. Então tenho que usar máscara em ambientes fechados", reforçou.

O médico disse que, em mais de um ano de pandemia, já se aprendeu muito sobre a covid-19 e algumas precauções já não são tão importantes, como lavar todos os objetos que entram em casa. Apesar disso, ele recomendou continuar deixando os sapatos fora dos cômodos principais.

"Aprendemos que em ambientes abertos e bem ventilados você pode ter mais segurança. É preciso usar máscara na rua porque de repente você entra em uma loja ou encontra alguém", explicou. "Máscara é obrigatória nesse momento e não há o que discutir, é chato, é ruim, mas tem que usar para proteger você, os outros e sua família", ressaltou.